Revise alguns dos principais fatos sobre a Revolução Russa

A Revolução Russa é considerada como um dos acontecimentos mais importantes dos últimos séculos e que acabou definindo boa parte do atual cenário global. O assunto também é cobrado frequentemente em provas e exames.

Revise alguns dos fatos mais importantes sobre a Revolução Russa:

Czar Nicolau II

No ano de 1917 a Rússia acabou tirando do poder Nicolau II, que ocupava o cargo mais alto da política local há mais de 20 anos. O imperador acabou sendo executado junto com sua família cerca de um ano mais tarde, quando estavam encarcerados. O fato acabou se tornando um dos marcos iniciais da revolução.

Insatisfação popular

Uma grande insatisfação popular acabou tomando conta da população de uma forma geral entre os moradores da Rússia. Dentre as principais causas estavam a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial e também a condição dos operários, que trabalhavam muito e que não ganhavam praticamente nada.

Lenin

Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido apenas como Lenin, acabou se tornando um dos principais líderes da revolução. Mas, ao contrário do que muitos pensavam, ele era membro da elite e vinha de uma família muito rica. Como intelectual, criou uma corrente teórica que influenciou os partidos comunistas não apenas da Rússia, mas do mundo inteiro.

Comunismo de guerra

Lenin conseguiu tomar o poder e acreditou que a revolução operária seria um movimento global. Como isso acabou acontecendo de uma forma pontual, ele teve que recorrer ao que ficou conhecido como Comunismo de Guerra. Nessa época o governo estatizou bancos, proibiu o uso de dinheiro no comércio e tomou a produção de milhares de camponeses para alimentar o exército. Mas, ao contrário do que seus idealizadores esperavam, o resultado foi desastroso.

Nova Política Econômica

Ao perceber que o sistema socialista não iria funcionar, Lenin decidiu implementar o que ficou conhecido como Nova Política Econômica, o que foi considerado como um passo atrás na revolução. Neste período, os camponeses podiam continuar vendendo produtos nos mercados. Além disso, a iniciativa privada passou a ser tolerada, mas em uma escala menor.

União Soviética

As medidas ajudaram na retomada da economia e abriu caminho para que, em 1922, surgisse a União Soviética.

Pela Web

Sair da versão mobile