É uma verdade conhecida que os homens, os reis e os dominadores são as figuras mais conhecidas da história do mundo. Isso porque vivemos em uma sociedade patriarcal onde as mulheres, por mais fortes e relevantes que sejam, acabaram sendo esquecidas no decorrer da história, sendo subjugadas por homens e historiadores.
Apesar disso, na história do mundo existiram diversas mulheres, diversas rainhas que se tornaram um marco tão grandeque nenhum homem conseguiu apagar o seu registro ou tomar os seus feitos como próprios. E é exatamente para honrar a memória dessas grandes mulheres que separamos aqui uma lista com diversas rainhas que marcaram a história.
Resumo:
Cleópatra
Sem dúvida uma das maiores rainhas da história, Cleópatra provou para o mundo que não precisava de um homem para governar o Egito. Ela governou o país de 51 a.C e 30 a.C, utilizando a sedução a seu favor para conseguir o que queria e livrar o Egito do domínio romano.
Dona de um grande conhecimento sobre estratégias militares, falava seis idiomas e foi uma das maiores governantes que o Egito já viu.
Elizabeth I
Filha de Ana Bolena e Henrique VIII, ela assumiu o trono inglês em 1558 e foi a última governante da dinastia Tudor. Considerada um símbolo nacional de pureza e visão política, ela nunca se casou e provou que nunca precisou de um homem para governar o seu país.
Mais do que encarar com firmeza os rivais da Inglaterra, vencendo todos eles, a rainha foi uma grande patrocinadora da arte, fazendo florescer o chamado teatro elisabetano, que teve como maior nome William Shakespeare.
Vitória
Sem dúvida alguma, o trono inglês foi casa de diversas rainhas fortes e poderosas. Uma delas foi a rainha Vitória, que governou o país de 1837 a 1901, tendo o maior reinado na Inglaterra até ser ultrapassada pela Rainha Elizabeth II em 2015.
Entre seus feitos estão a liderança na corrida às colônias africanas e asiáticas, a abertura dos portos nas Américas para a venda de produtos industrializados ingleses e o apoio ao fim da escravidão. Durante o seu reinado, a Inglaterra tomou o lugar da França como o grande símbolo de modernidade e elegância.
Mais ainda, foi o primeiro membro da realeza a se casar por amor, contrariando completamente a tradição de casamentos arranjados e obrigatórios para a formação de alianças comerciais.
Ana Bolena
Mais uma rainha a ocupar o trono inglês, a amante do rei Henrique VIII teve uma passagem breve pela monarquia, governando como rainha de 1533 a 1536. Tempo suficiente para causar uma verdadeira revolução no país.
Isso porque ela era amante do rei, que já era casado com uma rainha. Disposto a qualquer coisa para ficar com Ana Bolena, o rei inventou uma nova igreja que permitia o divórcio, a igreja anglicana. Isso causou a cisão definitiva entre a Inglaterra, o papa e o resto da Europa.