Guerra do Vietnã
Por Victor Palandi
A Guerra do Vietnã foi um conflito ocorrido entre 1959 e 1975, tido como um dos mais violentos de toda a segunda metade do século XX.
Nessa época, havia duas situações políticas principais:
- Na primeira, temos que, na época da Segunda Guerra, o Japão havia invadido a região da Indochina, que era formada por três territórios: Camboja, Vietnã e Laos. Sob comando do vietnamita Ho Chi Minh, criaram a Liga Revolucionária e lutaram pela expulsão dos japoneses;
- A segunda situação deste contexto era que os territórios da Indochina estavam sob domínio francês e o povo demandava sua independência. Por isso, a Liga Revolucionária começa a agir e, em 1941, já com diversos conflitos pela região tem início o processo de independência, que se completa ao final da Guerra com a vitória da Liga pela Independência do Vietnã sobre os soldados franceses.
No ano de 1954, uma Conferência importante, em Genebra, faz o reconhecimento oficial da independência dos três territórios. Especificamente no caso do Vietnã, o que se deu foi que se tornou um país dividido, segundo a seguinte configuração:
- Vietnã do Norte – país socialista, com o governo de Ho Chin Minh;
- Vietnã do Sul – país capitalista, sob governo de Ngo Dinh-Diem.
Tal organização geopolítica seria válida até o ano das eleições que definiriam, finalmente, a unificação do país, dois anos depois, em 1956.
No ano de 1955, o presidente do Vietnã do Sul – Ngo Diem – deu um golpe militar, e instaurou uma ditadura, cancelando eleições e proclamando independência de seu país, perseguindo opositores comunistas e religiosos que professavam o budismo. Foi apoiado pelos EUA, por medo de que os comunistas vencessem o pleito do ano seguinte.
Os Estados Unidos ajudam o governo ditatorial com aporte de dinheiro, armamento e militares e, em paralelo, se organizava a resistência, com a Frente Nacional de Libertação – com o apoio do Vietnã do Norte e de seu exército Vietcong.
O Sul seguiu atacando o norte por uma década inteira. Em uma ocasião, houve um ataque em especial, que atingiu embarcações americanas na região – Golfo de Tonquim. Por isso, o presidente dos EUA, Lyndon B. Johnson ordena um ataque massivo ao norte, configurando o começo da guerra, em 1965. Três anos mais tarde, houve um contra-ataque vietcong – conhecida como Ofensiva do Tet – que culminou na ocupação da Embaixada dos EUA na capital na cidade de Saigon.
A comunidade internacional começou a se posicionar contrariamente à ação dos EUA, enfraquecendo a sustentação para a guerra.
No ano de 1972, sob o governo de Richard Nixon, os EUA atacam Camboja e Laos, com armas químicas. Tal atitude não deu o efeito esperado, pois os rebeldes ainda lutavam, com toda a técnica de quem conhece muito bem a região, diferentemente dos norte-americanos.
Os EUA saíram da guerra em 1973. Entretanto, ainda havia focos de conflito. O fim do conflito, definitivamente se deu no dia 30 de abril de 1975.
No ano de 1976, houve a reunificação vietnamita e o país passou a ser chamado de República Socialista do Vietnã.