Economia
A principal motivação da hidrovia é a redução dos recursos. Poluir menos é outra forma de intensificar o uso desse tipo de transporte que até mesmo auxilia as regiões em que as rodovias estão prejudicadas ou impossíveis de serem transitadas. Não se pode contentar apenas com a instalação da hidrovia, mas com outros fatores relacionados a boa instalação. É o caso da região topográfica. Não pode apresentar irregularidades, pois o espaço plano é o mais adequado. Quando há acidentes no relevo, a hidrovia não pode ser construída.
Hoje, até mesmo nas regiões de planalto já se navega por hidrovias. Entretanto, se exige algumas tecnologias até atingir tal condição. Para que os espaços fluviais se desenvolvam de forma eficaz é importante que os aspectos naturais sejam analisados de forma exaustiva. Um rio com vazante ou período de cheia, por exemplo, pode interferir no volume de água e automaticamente interferir nas questões de navegação.
Navegação Fluvial
Na Amazônia, os rios que são tradicionalmente utilizados como hidrovias são: Amazonas, Madeira, Araguaia, Guaporé e Tocantins. O Rio Araguaia apresenta cerca de 1.162 km navegáveis, entre São João do Araguaia e Beleza. O Rio Tocantins apresenta aproximadamente 1.900 km navegáveis, partindo de belém (PA), até Peixe (GO). Porém, essa navegação só é considerada útil, em qualquer época do ano, de Miracema do Norte (GO) para jusante. Para que o Rio São Francisco seja navegável durante todo o ano, é necessário que a jusante da Pirapora (MG) regularize o seu escoamento, construindo reservatórios.