Guerra Tokhtamysh


A horda do ouro
Tokhtamysh desejava territórios na Pérsia, antigo território do Ilkhanato. Tal área também era visada por Tamerlão. No ano de 1385 Tokhtamysh fez um reide contra o Azerbaijão. A guerra se tornou necessária. Entre os anos de 1389 e 1391 os dois lados entraram em guerra. 

Tokhtamysh teve algumas vitórias de princípio, mas logo é derrotado e no ano de 1393 recupera sua posição, armando um novo ataque contra a província de Shirvan, então sob domínio timúrida.

Tamerlão responde as ofenças de Tokhtamysh, reconquistando  a área. Em seguida faz uma expedição militar contra os territórios da Horda de Ouro, chegando próximo as áreas de Moscou. No dia 15 de abril de 1395 ocorre a batalha do rio Terek, ondeTamerlão sai com a vitória e como resultado Tokhtamysh é colocado no trono da Horda de Ouro. 

Depois da volta de Tamerlão à Pérsia, ele é reinstaurado com khan Kipchak e entre setembro de 1396 a outubro de 1397 realiza guerras contra as colônias genovesas da Criméia. 

Mas em 1398 sua supremacia é comentada por vários deles, dentre eles Temür Qutlügh, filho de Timur-malik, que o derrota e assume o trono da Horda de Ouro. Então Tokhtamysh pede ajuda ao duque lituano Vytautas, que novamente perde na batalha do rio Vorskla, no ano de 1399.

Pela Web

Sair da versão mobile