Guerra do Vietnã
Por Redação
Foi a guerra mais insensível que aconteceu na segunda metade do século XX.
Laos, Vietnã e Camboja faziam parte de uma região conhecida como Indochina. Estavam sobre o domínio francês e queriam a independência.
Na Segunga Guerra Mundial, O Japão dominou esta região, visando lutar contra os orientais, os vietnamitas, liderados pelo revolucionário Ho Chi Minh, se agruparam e formaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (ligada ao partido comunista).
Os conflitos começaram a acontecer em 1941. Quando a Segunda Guerra Mundial findou-se, iniciou o processo de descolonização, que foi quando começou a luta entre os franceses e os guerrilheiros do Viet Minh, (Liga para a Independência do Vietnã).
Os franceses foram derrotados e obrigados a aceitar a independência.
No ano de 1954, a Independência do Camboja, Laos e Vietnã foi reconhecida pela Conferência de Genebra, que tinha sido convidada para negociar a paz, foi estipulado também que até as eleições em 1956 para unificar o país, o Vietnã ficaria dividi em:
– Vietnã do Norte: socialista governado por Ho Chin Minh
– Vietnã do Sul: capitalista governado por Ngo Dinh-Diem
No ano de 1955, as eleições foram anuladas por Ngo Diem que se tornou ditador após liderar um golpe militar e proclamou a Independência do Sul.
Os EUA se aliaram ao Vietnã do Sul enviando armas, dinheiro e conselheiros militares, e os sul-vietnamitas atacaram por 10 anos o norte.
Com todos esses acontecimentos surgem os movimentos de oposição: Frente Nacional de Libertação: apoiados pelo Vietnã do Norte junto com o seu exército Vietcong.
Lindon B. Johnson, presidente dos Estados Unidos, determinou que o Vietnã do Norte fosse bombardeado, como vingança dos bombardeios das embarcações americanas no Golfo de Tonquim.
No ano de 1972, os EUA bombardearam a região de Laos e Camboja, trazendo com eles até armas químicas, mas os guerrilheiros levavam vantagens pois conheciam bem a região.
Os americanos renunciaram ao conflito em 1973, no entanto, a guerra só chegou ao fim em 30 de Abril de 1975, pois ainda havia alguns conflitos contra o norte.
No ano de 1976, o Vietnã foi unificado e passou a ser um Estado Socialista, chamado República Socialista do Vietnã.