Guerra de Biafra
Por Mariana Sousa
, atualizado em
O conflito de Biafra revelou a crueldade dos governos Africanos e o drama de muitos civis. O mundo inteiro assistiu perplexo as imagens horrendas da população civil a morrer de fome por conta de um conflito armado que ocorreu em função das diferenças entre grupos étnicos da Nigéria.
Com a independência da Nigéria em 1960, o povo ibo e o povo hausa começaram a se desentender. O primeiro, originário da Biafra, região leste e elitista da Nigéria. Já a etnia ibo, tomou o poder em um golpe de Estado em 1966. Com contragolpes, governos derrubados e muito sangue houve verdadeiras caçadas no país.
Quem conseguiu fugir, passou a tentar viver como independente em seu espaço de chão. A Biafra, por ser rica em petróleo, não passou por divisão. Daí a eclosão da Guerra Civil em 1967, com final apenas para 1970.
Mais um milhão de mortos, especialmente do povo ibo. Biafra acabou apresentando a rendição e foi anexada à Nigéria. Desde o fim desse conflito, a região vem sendo administrada por militares e marcada por fortes traços de corrupção.