Portugal e o ciclo oriental de navegações

Portugal e o ciclo oriental de navegações.

O ciclo Oriental de navegações se apresenta, com duas características diferentes, a primeira foi o pioneirismo, e a segunda foi à liderança iniciada por Portugal que fez parte da expansão mercantil.
O ciclo oriental não é nada mais que um conjunto de expedições marítimas, usado para tentar chegar ao oriente, rumo ao sul – oriental. É importante lembramos que o pioneirismo é considerado um conjunto de grandes fatores, como por exemplo, a centralização política que no final resultou na formação de uma monarquia mais “antecipada”.

As navegações e as conquistas portuguesas:

Os portugueses iniciaram sua expedição dando início ao que chamamos de ciclo oriental, promovendo o devassamento no litoral africano.
Suas conquistas começam em 1415 com o Celta.
No ano de 1434, Gil Eanes (navegador), conseguiu alcançar o Cabo Bojador, localizado à frente das Ilhas das Canárias. Já no ano de 1445, os portugueses alcançaram a região do Cabo Branco, lugar onde foi fundada a feitoria de Arquim.
No ano de 1488 Bartolomeu dias alcançou o Cabo da Boa Esperança, fazendo com que o contorno do litoral Atlântico da África, se completasse. No ano de 1498 Vasco da Gama passou pelo Oceano Indico, conseguindo assim alcançar Calicute, localizado na Índia. 

Pela Web

Sair da versão mobile