5- Características dos compostos orgânicos
As leis da Química valem tanto para a compostos orgânicos quanto para inorgânicos, afirmando que são inesistentes as bases científicas para a divisão da Química orgânica ou a Química Inorgânica.
Vejamos algumas características dos compostos orgânicos:
• Elevada quantidade de compostos orgânicos.
São conhecidos cerca de 9 000 000 de compostos orgânicos. E os compostos inorgânicos são aproximadamente 1 000 000.
• Pequena quantidade de elementos constituintes.
Os elementos da estrutura dos compostos orgânicos são C, H, O, N, estes são chamados de elementos organógenos. Também aparecem mas com menor freqüência o: S,Cl, P, Mg.
• Predominância da ligação covalente.
Podemos considerar que a grande maioria dos compostos orgânicos são moleculares, pois a sua ligação é covalente com compartilhamentos de elétrons. Podendo ser formados pelas combinações de C, H, O e N (elementos não-metálicos), essa ligação entre eles será covalente. Os compostos inorgânicos são formados pela combinação de metal com não-metal, portanto a ligação entre eles será iônica.
• Pequena estabilidade ao calor.
A maioria dos compostos orgânicos decompõe-se acima de 400°C. Na Química Inorgânica é comum encontrar-se compostos que não se decompõe até a temperatura de 1 000°C, como no exemplo:
A estabilidade térmica do açúcar comum (sacarose) e do sal comum (cloreto de sódio).
• Inflamabilidade
Os compostos orgânicos são combustíveis, se juntam com o gás oxigênio formando gás carbônico e água.
Para diferenciar um composto orgânico de um composto inorgânico é necessário realizar a combustão de álcool etílico, etanol o álcool comum, a diferença estará na que houver a formação do gás carbônico.
Existem compostos orgânicos que não são solúveis em água, como os hidrocarbonetos que compõem a gasolina. Mas também existem compostos orgânicos assim como o álcool comum, o acetato de sódio (sal orgânico) e a acetona que são soluveis a água.
• Condutividade elétrica da solução aquosa
Os compostos orgânicos em sua grande maioria são moleculares e não ionizam quando dissolvidos em água. A solução aquosa desses compostos não conduz a eletricidade. O ácido acético (ácido orgânico), o acetato de sódio (sal orgânico), quando dissolvidos em água, conduzem a corrente elétrica.