A energia solar é a captação de energia luminosa que vem diretamente do sol, logo após esse processo ela se transforma em energia utilizável pelo homem, tanto para o aquecimento de água quanto para energia elétrica.
Durante o movimento de translação ao redor do sol, a terra adquiriu em uma superfície normal com o sol 1.410 W/m² de energia, porém apenas 19% são aproveitados pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens.
Quando a maior parte da energia solar passa pela atmosfera terrestre, podemos dizer que ela está em forma de luz visível, ou luz ultravioleta.
As plantas utilizam a energia solar para realizar a fotossíntese, já nós utilizamos essa energia quando queimamos lenha por exemplo.
Existem algumas formas para obtermos a energia solar:
As formas diretas: com apenas uma transformação, a energia solar é capaz de se tornar útil para o homem.
Podem se classificar também em sistema passivo e ativo:
Sistema passivo: são como os diretos, porém algumas vezes envolvem um fluxo de transferência de energia solar.
Sistema ativo: são sistemas que necessitam da ajuda de alguns dispositivos elétricos, mecânicos ou até mesmo químicos, para aumentar a efetividade da captura de energia.
Existem algumas vantagens e desvantagens quando falamos de energia solar. Uma das vantagens é que a energia solar não polui o ambiente durante seu uso, já uma das desvantagens é que á noite não existe nenhum tipo de produção de energia elétrica.