5. Estrutura da folha e o meio ambiente
A estrutura da planta é diversificada de acordo com a sua os diferentes ambientes que ela habita, e isto está relacionado particularmente ao fator hídrico.
Veja a classificação das plantas de acordo com o fator hídrico:
– Xerófitas: são plantas que vivem em áreas secas.
– Mesófitas: são plantas que vivem em áreas úmidas.
– Hidrófitas: são plantas que vivem totalmente ou parcialmente mergulhadas na água.
Estas plantas que vivem nestes habitats designam características denominadas, xeromórficas, mesomórficas, higromórficas.
• Folhas Xeromórficas
São plantas que têm com principal característica a restrição das folhas e dos espaços intercelulares. Frequentemente encontra-se somente o parênquima paliçádico, em alguns casos o parênquima lacunoso aparece, porém muito delgado.
Suas folhas são suculentas, dotadas de pêlos, e acumulam uma grande reserva de água, possibilitando a sobrevivência em regiões secas. Possuem células epidérmicas com paredes espessas.
As plantas xerófitas são ricas em tricomas, que são responsáveis em controlar o aquecimento da superfície da folha.
Alguns fatores ambientais, como a escassez de água e nutrientes, a temperatura, e a luz podem influenciar a intensidade no xeromorfismo e dependendo da variação as folhas mesofórmicas podem designar um grau de xeromorfismo, ou aumentar a intensidade das folhas xeromórficas.
• Folhas Higromórficas
Estas folhas só possuem o parênquima lacunoso, e uma cutícula muito delgada. Lembrando que em alguns casos chega a ser ausente.
• Folhas mesomórficas
As características das folhas mesomórficas fazem a mediação entre as xeromórficas e higromórficas.