Nós sempre acreditamos que a física e as matérias exatas sempre são, de fato, exatas, não é mesmo? Na matemática, aprendemos que 2+2 é sempre 4 e que processos químicos sempre ocorrem conforme planejado, principalmente ao pensarmos na estequiometria.
O fato é que existe uma área de exatas que trabalha com a probabilidade. Ela é chamada de física, ou mecânica, quântica, e se baseia no Mundo das micropartículas. Enquanto tudo que podemos ver é exato, nessa vertente, o que existem são probabilidades, porque a mensuração é extremamente complicada e inexata.
Hoje, você vai conhecer todos os detalhes sobre o comprimento de onda. Você sabe o que é? Já ouviu falar? Então, vamos conferir mais informações!
Resumo:
O que é comprimento de onda?
A onda de matéria na mecânica quântica é também conhecida como onda de Broglie. Ela contém uma dualidade onda-partícula na matéria.
As teorias de Broglie definem que o momento da partícula é inversamente proporcional ao comprimento da onda. Ainda de acordo com essa relação de Broglie, a frequência é diretamente proporcional à energia cinética da partícula.
A teoria de Broglie se baseia no efeito fotoelétrico, ou seja, a energia carregada por ondas luminosas era distribuída em pequenas quantidades ou “quanta” de luz. Anos mais tarde esses se tornariam os denominados fótons. E levando em consideração que V é uma frequência de onda luminosa e H é uma constante de Planck (6.626×10−34 joule-segundos) forma-se a equação E = hv. As contas criadas por Broglie foram experimentadas e confirmadas pelos físicos Lester Gemer e Clinton Davisson. Esta teoria também foi comprovada para os elétrons, através de observação do experimento de Young.
Quem foi Broglie?
Louis de Broglie foi um físico francês que em 1924 criou a tese: “Toda a matéria apresenta características tanto ondulatórias como corpusculares comportando-se de um ou outro modo dependendo do experimento específico.”.
Ele expandiu ideias já começadas de outros físicos, principalmente de Niels Bohr. Já os sucessores de Broglie aprimoraram os estudos feitos por ele. Broglie recebeu um Nobel da Física em 1929.