Ressonância
Qualquer sistema possui ao menos uma freqüência natural de oscilação ou vibração.
Considerando que um pêndulo simples com um comprimento igual a L, que opera em um local onde a intensidade da aceleração da gravidade vale g, podemos dizer que este pêndulo possui apenas uma freqüência natural de oscilação (f). Suponhamos que T seja o período do pêndulo, teremos:
Com o oscilador da massa-mola ideal, ocorre o mesmo, pois ele também possui apenas uma freqüência natural de oscilação. Considerando uma massa oscilante m, uma constante elástica K da mola, F a freqüência e T o período, teremos:
Se pensarmos em sistemas mais complexos, como por exemplo, um carro, uma ponte ou uma corda de violão veremos que eles apresentam muitas freqüências naturais de vibração.
Caso seja dada energia a um sistema em uma de suas freqüências naturais de vibração, ele irá oscilar, fazendo-o com amplitude cada vez maior.
Portanto dizemos que o sistema entrou em ressonância com um agente oscilador, ou seja, ele recebeu a energia transferida, sendo assim entregue em uma de suas freqüências naturais de oscilação.
Logo:
A ressonância é considerada um fenômeno onde um sistema recebe energia periodicamente, em uma de suas freqüências naturais de vibração.
Vejamos uma ilustração onde a menina está emitindo uma nota musical com a mesma freqüência das naturais de vibração da lâmina de cristal.
A partir da figura acima, podemos perceber que a lâmina entra em ressonância junto com o agente excitador, ou seja, junto com a onda sonora, passando assim a vibrar com amplitude crescente.
A lâmina possui uma espessura pequena, e para ela se quebrar vai depender da duração da ressonância e da intensidade do som que for emitido pela menina.
Vejamos uma figura abaixo de uma taça que entrou em ressonância com a onda sonora, vibrando assim com uma amplitude crescente até se quebrar.
Um exemplo de ressonância elétrica é a sintonização de um aparelho de rádio, pois ao girar o sintonizador a freqüência de uma corrente alternada no receptor fica igual à das ondas que foram emitidas pela estação que desejamos colocar.