Evolução da china
*Em 1949-52 – período de reconstrução: reforma agrária e redistribuição de terras.
* Em 1953-57 – primeiro plano qüinqüenal: indústria pesada e diminuição do setor privado.
* Em 1958-62 – prioridade para indústrias: de base, organização de cooperativas agrícolas, depois comunas populares e rompimento com a URSS.
* Em 1962-65 – fase de ajustamento: reestruturação das comunas populares e abandono das indústrias rurais não-rentáveis.
*Em 1966-75 – revolução cultural: busca do igualitarismo social, incentivos morais, perseguição a intelectuais e reformulação da organização das fábricas.
*Em 1975-77 – quatro modernizações: agricultura, indústria, defesa nacional e ciência e tecnologia.
*Em 1978-83 – nova política econômica: parcial privatização da agricultura, criação das zonas econômicas especiais (ZPEs) próximas á cidade de hong kong (Zhuai, Shezen, Shantou, Xiamen), aumento da produtividade das aldeias coletivas, desigualdade nas distribuições de renda, desenvolvimento da indústria de bens consumo, aumento do comercio exterior com o Japão, europa Ocidental e brasil.
*Em 1984-88 – nova política econômica: extinção das comunas populares e introdução controlada do lucro das compras.
*Em 1988-93 – a China oficializa e economia socialista de mercado, que apresentou no inicio da década de 90, o maior crescimento industrial do mundo caracterizou-se pela grande entrada de multinacionais que se localizam nas ZEEs litorâneas onde a economia e liberada, como a província de Guangdong, próxima de Hong Kong, também adotou a estratégia de crescimento industrial baseado nas exportações.
*Em 1993 – novas reformas para acelerar a transformação do regime socialista, com o objetivo de reduzir o déficit publico, fechar os órgão ineficientes e expurgar a burocracia corrupta do partido comunista.
*Em 1994 – aumento as tensões nas regiões separatistas do Tibete e do Xinjiang. Sendo considerada a oitava economia mundial.
*Em 1995 – a China realiza experiências nucleares no Xinjiang e é sede da 4ºconferencia da mulher com patrocínio da ONU. Já em meados de 1995 e 2001 a china se prepara para ser admitida na OMC aumenta as relações comerciais com os EUA e privatiza mais de 50% de suas estatais.
* 1997
– Morre Deng Xiaoping.
– Zemin entra no lugar de Xiaoping e consolida reformas para o livre mercado.
– Programa de privatizações é anunciado.
– Embora tenha saído sem muito dano da crise asiática, a China apresenta quadro de grande desemprego e crise no campo.
* 1999 – O sistema de partido político único e abertura econômica culminam com a devolução de Macau à China – Macau, ex-colônia portuguesa, tornou-se uma região administrativa especial.
*Em 2001 – forte tensão entre China e taiwan. China comemora a eficiência do programa de apenas um filho por casal, adotado na década de 1980. A China é admitida pela OMC. E mais:
– Projeto de um filho por casal mostra-se bem sucedido no censo do ano
– Incentivo à troca de gerações no poder
– 50% das estatais privatizadas
*2002 – Dinâmica de crescimento dependente das exportações. China domina 4,5% do comércio global.
*Em 2004 – a quarta geração de lideres com a mudança de Zemin para Hu Jintão. China tornou-se o maior absorvedor de recursos externos do planeta