Em 1992 a CEI estava passando por uma fase de construção, enquanto a Geórgia se encontrava em guerra civil, devido à isso somente em 1993 foi possível sua integração. A criação da CEI teve como principal meta a manutenção dos laços e as relações cooperativas entre países. Há de se falar de que essas novas nações estavam independentes da União Soviética, mas ainda tinham forte influência do país com mais poderes dentro do bloco, a Rússia.
Assim, com a CEI se percebeu que toda a descentralização de poderes naquela área poderia contribuir para que a democracia se consolidasse nos espaços que antes se tinha tanto poder dos elementos soviéticos.
Os principais objetivos
Manter diálogo do ponto de vista econômico, político e militar entre os países membros
Contribuir para que se tenha cooperação entre os países membros especialmente no que diz respeito à democracia e prevenção de diferentes crimes.
Definir algum tipo de política externa ou mecanismo de defesas entre os países
Histórico
É uma organização que foi formada em 8 de dezembro de 1991 tem como membro 12 ex-repúblicas da URSS, sendo elas a Arménia, Azerbaijão, Bielo-Rússia, Geórgia, Casaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia e Uzbequistão, Moldova e Turcomenistão.
No entanto, cada membro mantinha sua própria independência. Estava em questão a possibilidade de manter a mesma moeda entre todos os países e a consevação de um exército comum.
Em 1992 a CEI estava passando por uma fase de construção, enquanto a Geórgia se encontrava em guerra civil, devido à isso somente em 1993 foi possivel sua integração.