Estequiometria de reações

Estequiometria de reações

Leis Ponderais

Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa – A soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.

Lei de Proust ou Lei das Proporções Fixas – A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas em uma reação química é sempre constante e invariável.

Lei de Dalton ou Lei das proporções múltiplas – Quando duas substâncias simples reagem entre si para formar compostos diferentes, se a massa de uma delas permanecer constante, a massa da outra substância irá variar numa relação de números inteiros e múltiplos.

LEIS VOLUMÉTRICAS

1.a Lei de Gay-Lussac – Nas mesmas condições de temperatura e pressão os volumes gasosos de reagentes e produtos estão em uma proporção constante de números inteiros e pequenos.

Ex.: 1N2(g) + 3H2(g) 22NH3(g)

12             36               24

1                3                 2

Proporção de números inteiros e pequenos:

1: 3: 2.

Observação: A Lei de Lavoisier não é válida para a conservação de volume. Na reação acima, 48 dos reagentes formaram apenas 24 de produto, ou seja houve uma contração de volume, fato comum nas reações que envolvem substâncias na fase gasosa.
2.a Lei de Gay-Lussac – Quando duas substâncias na fase gasosa reagem entre si para formar compostos diferentes, se o volume de uma delas permanecer constante, o volume da outra substância irá variar numa relação de números inteiros e pequenos.

RELAÇÕES BÁSICAS PARA O CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO

Os coeficientes de uma reação química balanceada indicam a proporção de cada substância que reage e que é produzida. Essa proporção pode ser em mols, massa, número de moléculas ou volume (para substâncias na fase gasosa). Exemplo:

sua constante de equilíbrio permanece inalterada (a constante permanece constante).

CASOS PARTICULARES

a) Quando são dadas as quantidades de dois reagentes – Geralmente ocorre em problemas com excesso de um dos reagentes.

Pela Web

Sair da versão mobile