Aproximação Inicial:
Despertar o interesse dos alunos através dos seguintes comentários:
- Desde a época da colonização do Brasil, os portugueses viviam ao longo de uma estreita faixa no litoral. Com o passar do tempo, os colonizadores penetraram mais para o interior do nosso território, com o objetivo de explorar o sertão brasileiro.
- Quais eram as finalidades dessas expedições?
- De onde elas partiam e em que direção seguiam?
- Como os bandeirantes ficavam anos e anos viajando, como eles faziam para sobreviver?
- Pesquisa sobre os bandeirantes: as sociedades e culturas desse povo português e sua participação na formação da sociedade brasileira.
- Identificar a diferença entre entradas, bandeiras e monções.
Objetivos:
- Reconhecer a importância que os colonizadores tiveram para a expansão do nosso território e descoberta de riquezas.
- Identificar como decorreram as entradas e bandeiras.
- Compreender a classificação das expedições de acordo com a sua finalidade principal: bandeiras de caça ao índio, bandeiras do ouro e bandeiras de sertanismo de contrato.
- Identificar os costumes e tradições, sociedades e culturas dos bandeirantes portugueses.
- Conscientizar os alunos sobre os problemas dos índios na época das bandeiras.
Procedimentos:
- Para conhecer melhor a vida dos bandeirantes, divida a classe em 3 grupos.
- Peça para cada grupo fazer uma pesquisa sobre uma bandeira com textos, fotos e principais bandeirantes:
- Explorar com cada grupo o material pesquisado e trazido para a classe. Organizar cartazes com textos e fotos.
- Observar as roupas, instrumentos agrícolas e armas usadas pelos bandeirantes para abrir caminho na mata e fazer plantações.
- Pedir para cada grupo elaborar uma exposição contando sobre sua pesquisa para a classe.
- Guardar os materiais para a exposição.
Avaliação:
- Elaborar resumos sobre as pesquisas para a exposição. Confeccionar mapas com as demarcações dos caminhos percorridos pelos bandeirantes.
- Os alunos poderão também dramatizar uma história sobre os bandeirantes.
- Cada grupo apresentará seus trabalhos e cartazes com as características de cada uma das expedições.
- Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma exposição sobre “Bandeirantes” e apresentá-la para a escola.