Desenvolvimento dos seres vivos
Por karen
, atualizado em
Aproximação Inicial:
De acordo com a vivência dos alunos, questionar:
- Quais os tipos de plantas que vocês conhecem?
- Quais são os fatores que o solo precisa ter para o plantio?
- Os alimentos podem ser de origem animal, vegetal e mineral?
- Por que a carne, os ovos, o leite e seus derivados são importantes?
- Por que as raízes, os grãos, as frutas e as verduras protegem o nosso corpo contra doenças.
Objetivos:
- Conhecer as características das frutas, legumes, raízes e verduras mais comuns, identificando os tipos diferentes, o ambiente onde se desenvolvem e até sua utilidade no equilíbrio da saúde humana.
- Dar ênfase ao assunto de ecologia e a higiene adequada com todos os alimentos trabalhados.
- Compreender que alguns fatores, como a alimentação, asseguram o crescimento dos seres vivos.
- Identificar o processo de crescimento das plantas.
Procedimentos:
Solicitar os materiais necessários para a experiência da germinação da semente do feijão:
- Grãos de feijão, potes plásticos, terra ou algodão, água.
- Caneta e papel para registrarem as observações feitas.
- Pesquisa na internet.
- Cartazes.
Preparar os potes para que sejam plantados feijões.
As crianças irão acompanhar por alguns dias e registrar o que observaram nas plantações de feijões: início da germinação, com 2 dias, com 5 dias, com 10 dias e com 15 dias.
Pesquisar com os alunos como é a alimentação diária de cada um.
Fazer um debate dos alimentos que são necessários para a nossa saúde.
Procurar na Internet como deve ser a alimentação e elaborar cardápios para uma alimentação diária saudável.
Pode-se também pedir para os alunos vários frutos e fazer uma salada de frutas.
Avaliação:
- Pedir para os alunos fazer um relatório do que eles observaram durante a germinação e do que a semente precisou para germinar.