Projeto oferece bolsas de doutorado e ensino de Português nos EUA
Podem participar professores universitários, estudantes de doutorado ou que são recém-formados em Letras.
Por Rodrigo Duarte
Para estudantes universitários do curso de Letras ou para professores que são recém-formados, a Comissao Fullbright Brasil está abrindo uma interessante oportunidade. Trata-se de cinco programas para intercambio nos Estados Unidos para receber bolsas de estudos em Universidades norte-americanas.
O programa foi criado visando oferecer oportunidades para professores universitários, estudantes de doutorado ou que são recém-formados em Letras. O objetivo é ajudar a promover um entendimento mútuo entre Brasil e Estados Unidos.
O intercambio acontece dentro do período considerado como o ano acadêmico dos Estados Unidos de 2020 / 2021, que acontece de agosto/setembro de 2020 até maio/junho de 2021. A duração das bolsas varia entre cerca de quatro meses para professores e nove meses para estudantes.
Os contemplados podem ganhar bolsa mensal de acordo com a localidade da instituição americana, passagem aérea internacional, auxílio instalação, auxílio para participação de eventos acadêmicos/científicos nos EUA (após aprovação) de até US$ 2.000, treinamento intensivo de inglês (se aplicável).
São dois editais diferentes que podem ser acessados, de acordo com o perfil dos candidatos:
Doutorado Sanduíche nos EUA: 30 vagas de nove meses de duração.
Foreign Language Teaching Assistant (FLTA): 20 vagas para licenciados em Letras que desejem ensinar Português em universidades norte-americanas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho de 2019, através do site da Fullbright Brasil.