O Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Educação Especial (DEE) vinculada à Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), está oferecendo 15 cursos de Formação Continuada em educação especial. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo, todas as aulas serão disponibilizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec).
A gestão dos cursos é de responsabilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG). OP objetivo desse tipo de formação acadêmica é eliminar barreiras e oportunizar ações pedagógicas adequadas ao público-alvo da educação especial em todo o país, de acordo com suas necessidades e especificidades.
Em relação ao conteúdo oferecido por estes cursos, eles envolvem desde o processo de ensino-aprendizagem na primeira infância, alfabetização, no âmbito do ensino fundamental (I e II), ensino médio, indo até ao ensino superior e à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também há um curso sobre atendimento educacional a estudantes com síndromes e doenças raras.
Ao longo dos cursos, os estudantes poderão se aprofundar mais em temas como Deficiências Física, Visual e Intelectual; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Educação Infantil; Altas Habilidades ou Superdotação; e Atendimento Educacional em Ambientes Hospitalar e Domiciliar.
Todos os cursos são completamente gratuitos para os estudantes interessados e não contam com tutoria. O público-alvo do curso são os professores do atendimento educacional especializado, profissionais da educação, familiares e pessoas interessadas nos temas. A abordagem dos cursos traz conceitos teóricos e metodológicos, aspectos históricos, políticos e sociais.
Para se inscrever na plataforma e ter acesso aos cursos os interessados devem acessar o site do Avamec.