Aproximação Inicial:
- Leia para os alunos, textos que falem sobre os primeiros habitantes da terra, as sociedades e culturas desse povo e sua participação na formação da sociedade brasileira.
Objetivos:
- Reconhecer os índios como primeiros habitantes de nosso território.
- Identificar como decorreram as relações entre os nativos e a sociedade dominante, desde a colonização até os dias de hoje.
- Compreender as condições dos índios na atualidade brasileira e suas perspectivas futuras.
- Identificar os costumes e tradições, sociedades e culturas dos índios.
- Conscientizar os alunos sobre os problemas dos índios na atualidade.
Procedimento:
Verifique as informações que os alunos já conhecem sobre:
- O que vocês sabem sobre as línguas, as crenças e os rituais religiosos dos índios?
- E sobre as artes, o trabalho e os instrumentos?
- Quais os alimentos que vocês conhecem que eram cultivados pelos índios?
- Além de plantar, quais eram as outras atividades que os índios faziam para conseguir alimentos?
Para conhecer melhor a vida dos indígenas, divida a classe em seis grupos.
Peça para cada grupo fazer uma pesquisa com textos, fotos de índios e materiais sobre:
- 1º. Grupo: povos indígenas do Brasil na época do descobrimento e suas línguas.
- 2º. Grupo: alimentação, agricultura, caça e pesca.
- 3º. Grupo: crenças, rituais religiosos, festas e mitos.
- 4º. Grupo: artes, trabalho e tecnologia.
- 5º. Grupo: aldeia, habitação e educação.
- 6º. Grupo: povos indígenas do Brasil atual – os direitos dos índios na Constituição.
Explorar com cada grupo, o material pesquisado e trazido para a classe.
Avaliação:
- Organize cartazes com textos e fotos. Peça para cada grupo elaborar uma exposição contando sobre sua pesquisa para a classe.
- Elabore resumos sobre as pesquisas para a exposição.
- Cada grupo apresentará seus trabalhos e cartazes com as características da vida dos índios.