Dicas para os educadores manterem sua saúde em dia
Devido ao hábito de repetir movimentos de forma errada, evitar desgastes é um grande desafio ao professor. É possível manter a saúde em dia e melhorar o desempenho seguindo algumas dicas simples.
Por Rodrigo Duarte
Veja algumas dicas logo abaixo para manter a saúde em dia, realizando suas aulas diariamente.
Resumo:
O cuidado com a coluna e o corpo em pé
Procure ter o hábito de vigiar as formas que o corpo fica ao longo do dia, e lembre-se de realizar boas práticas sempre. Vale a pena revezar os momentos tanto em pé como sentado, ao estiver em pé, procure manter os joelhos levemente flexionados para não forçar as articulações. Vale a pena utilizar roupas e sapatos de forma confortáveis. As roupas largas podem ajudar na circulação do sangue e na mobilidade.
Se for necessário se agachar como fazer?
Caso seja necessário agachar, procure flexionar os joelhos, e não curve a coluna e mantenha os pés afastados e voltados para a frente, desta maneira é muito mais fácil se manter o equilíbrio.
Para utilizar o computador, qual a melhor postura?
Sempre que possível procure ficar alinhado, além disto, deixe o seu monitor na altura dos olhos, o quadril próximo do encosto, os antebraços apoiados e cotovelos posicionados na altura da mesa. Como alternativa é interessante utilizar almofadas no assento para se ajustar e ainda contar com apoio para os pés, que faz toda a diferença.
Procure preservar a sua voz
É interessante que você diminua os ruídos externos que podem inclusive forçar o aumento do volume de sua voz. Procure fechar as portas e janelas que estiverem abertas de forma desnecessária que pode ajudar em suas explicações.
Além disto, para hidratar as cordas vocais, procure tomar muita água. Os especialistas pedem uma boa moderação na utilização de pastilhas, já que alguns tipos inclusive podem prejudicar seu desempenho vocal.