Dicas para dar notas de participação justas
Por Victor Palandi
Ser professor é uma tarefa das mais difíceis e nobres de todas, já que guarda a responsabilidade de prover pessoas em formação, de conhecimentos e também de condições de prosseguir com sua vida.
No entanto, para os alunos, nem sempre a figura do professor é vista desta ótica mais nobre, despertando, pelo contrário, uma imagem de implicância, que muito se deve à malfadada nota de participação.
Sim, sabe aquela nota que em muitos casos pode significar uma média final boa ou ruim, que normalmente é atribuída devido à participação do aluno durante as tarefas em classe, entre outras coisas, mas que nem sempre é clara?
Neste artigo, nós vamos dar dicas para que professores possam dar notas de participação mais justas, e que realmente representem a realidade e que sejam fáceis para os alunos conseguirem entendê-las.
Resumo:
Observe os alunos
Muitos alunos, por acharem que nota de participação significa apenas a nota que é dada para alunos que participam ativamente das aulas, dando pitacos e fazendo perguntas a todo instante, acabam se convertendo em chatos oportunistas.
Estes chatos oportunistas ficam fazendo perguntas idiotas a todo instante apenas para depois tentar justificar a pedida de uma nota de participação mais alta, ou então, costumam interromper a explicação a todo o momento apenas para fazer comentários impertinentes que depois possam justificar uma nota de participação mais alta.
Para evitar isto, um professor deve deixar bem claro que os critérios definidos para a avaliação que irá resultar na nota de participação do aluno serão voltados a um conjunto de fatores.
E este conjunto de fatores deverá ser apresentado de modo bem claro logo no início do ano letivo, para que os alunos saibam quais serão as regras do jogo e para que eles não tenham argumentos para reclamar no final do ano por falta de entendimento.
Procure avaliar mais de um critério
O ideal para a nota de participação é que o professor procure avaliar mais de um critério por meio dela, procurando, entre outras coisas, avaliar o comportamento, a participação nos debates em sala e nas atividades, a pró atividade, a iniciativa e outras coisas que poderão ser definidas.
Com isto, as chances de distorções serão menores, e será mais fácil para os alunos entender o que de fato está sendo avaliado, melhorando, entre outras coisas, o comportamento dos alunos durante as aulas e durante as explicações.