Dicas para dar feedbacks em sala de aula
Procure ser objetivo, não julgue, aponte fatos e auxilie seu colega a crescer pessoalmente e profissionalmente.
Por Rodrigo Duarte
O feedback significa dar retorno, a partir disto, você provavelmente já fez isto a alguns colegas mais próximos, apontando que talvez seria interessante fazer diferente, ou que isso não ficou legal, ou se você fizesse dessa forma ao invés dessa? Quando bem realizado, este retorno é um grande presente, afinal de contas, esta é uma preocupação bastante sincera que ocorre com o desenvolvimento profissional dos colegas.
Sabemos bem que na prática o feedback serve como um tipo de presente raro, e justamente porque não é visto desta forma. A grande maioria das pessoas não dão feedback pois tem medo de ferir sentimentos dos colegas, outros por sua vez, evitam qualquer tipo de crítica pois temem uma reação considerada intempestiva. Existem ainda pessoas que não falam nada porque afinal de contas cada um sabe bem o que faz de certo ou errado.
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Resumo:
Procure sempre ser objetivo
Optar por uma linguagem clara e sem adjetivos, isto é fundamental para que um feedback não se torne um grande conjunto de julgamentos que ao final do processo deixam outras pessoas em defensiva. Este deverá ser um momento para reflexões e não para atacar.
Procure destacar sempre as evidências
Aponte situações de forma detalhada, sempre que possível, ao direcionar a sua fala a questões específicas, é possível que o receptor analise o que é avaliado. Falar por exemplo “quando você utiliza o celular durante o encontro, você perde conteúdo”, ao invés disto, você deverá dizer, “Quando você utiliza o celular durante as aulas, conversando com seus amigos, perdia informações sobre o conteúdo, e este conteúdo poderá cair em provas”.