Dicas de brincadeiras para voltar às aulas na alfabetização
Confira algumas dicas interessantes para o retorno dos pequenos á rotina escolar.
Por Rodrigo Duarte
As aulas já voltaram, e vai começar tudo de novo. Nas escolas, a grande gritaria da criançada nos pátios, salas de aulas, muitas atividades de leitura e escrita para alfabetizar os alunos, os abraços de reencontro e todo mundo querendo falar ao mesmo tempo é algo que pode fazer toda a diferença.
Não é nada fácil retornar esta rotina de trabalho em escola para ninguém, nem para os professores, nem mesmo para os alunos, muitos estão em verdadeira marcha lenta após o período das férias.
Resumo:
Confira algumas brincadeiras interessantes para o retorno das crianças
Brincadeira Morto-vivo
Deve ser feita em um espaço aberto da escola e não exige nenhum material para execução. A partir desta brincadeira, todos os alunos participam juntos. No comando as crianças devem se abaixar quando escutam a palavra morto, e se levantar quando ouvem a palavra vivo. Quem erra, acaba saindo e esperando a próxima vez de participar, as crianças certamente adoram.
Depois da brincadeira, é interessante propor para os alunos que se preencham a ficha técnica da brincadeira para compartilhar com os alunos da escola.
É interessante pedir aos pequenos que escrevam o nome da brincadeira, idade indicada, número de participantes, materiais necessários e como brincar. Desta forma será possível analisar a escrita alfabética, e elas podem ser compartilhadas com os alunos.
Esta brincadeira poderá ser substituída pelo telefone sem fio, conforme o que a sua turma gostar mais.
Litura de texto ou cantiga
Após brincarem diversas vezes, cantando e fazendo gestos, alunos deverão localizar e circular no texto palavras que seu professor irá ditar. Antes que sejam distribuídos os textos, procure se lembrar de retirar partes que orientam gestos, deixando apenas versos.
É necessário alfabetizar todos, mas procure não se esquecer que brincar é muito importante para o desenvolvimento global dos pequenos.