Confira alguns filmes para professores de arte
Conheça algumas interessantes indicações para conhecer mais e trabalhar diversas questões como arte urbana, música, cinema e plásticas.
Por Rodrigo Duarte
Certamente o cinema permite nos deixar mais próximos de histórias, explorar diversos conceitos, além de conhecer e ter o devido contato com outros tipos de realidades. Este apesar de ser um recurso interessante para trabalhar em sala de aula, é uma ferramenta de formação interessante para o próprio professor.
Conheça alguns títulos disponíveis no Netflix que poderão ajudar nos dois casos, além de indicar conteúdos que possam auxiliar neste sentido.
Resumo:
Cidade Cinza
O documentário tem tudo a ver com as discussões de arte da cidade. Este documentário é dirigido por Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, tendo como um cenário principal a capital paulistana trazendo depoimentos de grafiteiros que ilustram os prédios e muros da cidade de São Paulo, entre eles os Gêmeos, Nina e Nunca.
A partir da lei Cidade Limpa, acaba há uma proposta da diminuição de poluição visual da cidade, com muitos grafites que aos poucos começam a desaparecer encobertos de tinta cinza pela prefeitura. Existe uma relação da forma gráfica com o hip hop. Apesar de termos a contemplação somente do grafite, o documentário poderá servir como ponto de partida para discussões de cultura urbana, e como as pichações se apresentam neste conceito.
Saving Banksy
Este é um documentário diversificado que aborda temas sobre um viés, são artistas que podem depor no fimle também possuem suas obras apagadas e foram presos quase 100 vezes por pintarem as ruas. Estas artes, depreciadas como vandalismo e devidamente punidas por isso, e vem ganhando outros espaços, como leilões de luxo por exemplo.
O nome do documentário abre uma discussão para a devida apropriação cultural e a comercialização não autorizada a partir do caso de Banski.