Como iniciar hábitos de higiene para as crianças
Por Victor Palandi
Vamos para mais uma aula de ciências e o professor tem mais uma tarefa para desempenhar; ensinar o tema sobre a higiene é muito importante, ainda mais no início da educação infantil.
A escola possui um papel fundamental no ensino da higiene pessoal principalmente em comunidades mais carentes em que o tema nem sequer é comentado.
Nesse artigo, você encontra dicas de como elaborar um plano de aula. O objetivo é de ajudar o professor com novas ideias e dicas de como trabalhar o tema com atividades criativas e incentivadoras.
Explicar sobre o tema para os alunos utilizando o material de apoio escolar. A aula pode ser iniciada com perguntas introduzindo o tema. Assim que terminada a explicação iniciar as atividades.
Resumo:
1ª etapa – Abordar sobre o conteúdo a ser ensinado
O conteúdo programático não pode ser muito extenso, pois o aluno se dispersa e perde o seu interesse. Explicar um pouco a cada dia, de forma bem clara e objetiva é o ideal. A linguagem precisa se adequar a realidade do aluno.
Higiene Pessoal
A higiene é o conjunto de meios que utilizamos para manter condições adequadas a nossa saúde e ao meio em que vivemos.
Devemos ter bons hábitos de higiene diários como a lavagem corporal, alimentação saudável, vestuário e calçado limpos, descanso diário e a prática de exercício físico.
Quais são os bons hábitos de higiene pessoal?
Os bons hábitos de higiene pessoal são:
- Tomar banho todos os dias mantendo o nosso corpo limpo.
- Cortar as unhas e deixá-las limpas
- Lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.
- Lavar e pentear os cabelos todos os dias evitando o aparecimento de piolhos e outras doenças.
- Escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar.
- Usar fio dental e visitar o dentista regularmente.
- Dar descarga e tampar o vaso sanitário após usá-lo.
- Manter o ambiente limpo e organizado.
Explicado o conteúdo, o professor segue com a atividade proposta.
2ª etapa – Contar história sobre noções de higiene
O professor pode fazer uma roda na sala de aula e iniciar uma história sobre noções de higiene.
Objetivo: após a leitura, o professor inicia uma conversa sobre o tema para verificar se os alunos entenderam os conceitos que foram passados. Reforçar sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, lavar as mãos e todos os demais hábitos de higiene.
Sugestões de livros:
- “O banho de Nina” da autora Ana Cristina Melo
- “Sujo, eu?!” do autor David Roberts – Editora Nacional.
Esse livro é muito interessante! Ele conta a história de um menino com maus hábitos de higiene. Com o convívio com amigos e familiares ele passa a entender que corre sério risco de adoecer se não mudar seus hábitos.
Sugestões de perguntas após leitura:
- O que vocês fazem para manter o corpo limpo?
- Quem aqui gosta de tomar banho?
- Quando tomam banho?
- Quem não gosta?
- Por que não gosta?
- Por que é importante manter hábitos de higiene corporal?