Como estimular os alunos em sala de aula
Por Victor Palandi
Nenhuma profissão é fácil, mas a profissão de professor ou educador é muito complicada. Esse é um trabalho que você precisar da atenção do outro para realizá-lo bem e da melhor maneira possível.
Qual é o professor que gosta que seu aluno fique conversando na sala enquanto ele explica a matéria?
Assim que você termina a explicação e passa os exercícios, lá vem o aluno conversador e desinteressado perguntar o que já foi explicado. Quantas vezes isso acontece? Muitas vezes, não é mesmo?
Você, professor, tem vontade de torcer o pescoço ou pegar pela orelha, mas não pode, não seria o correto, sabemos!
Então o que fazer com uma criatura dessas? Explicar novamente! Deixar passar em branco! Não ligar e continuar o que está fazendo!
Resumo:
3 dicas para estimular os alunos em sala de aula
Vou deixar algumas dicas de como estimular os alunos em sala de aula para que prestem mais atenção. Confira!
1# – Iniciar a aula de forma diferente!
Usar o elemento surpresa é sempre bem vindo! Comece a aula contando uma novidade, algo novo que você soube que é interessante; divida com seus alunos. Pode ser a notícia de qualquer acontecimento, desde que seja algo positivo.
Você criará um ambiente mais acolhedor, aproximando os alunos uns dos outros e de você. Não perca o foco da conversa. Abra um diálogo sobre o assunto. Pronto! A interação já foi feita! Agora vamos para o início da aula.
2# – Música
A interação com os alunos é sempre um bom começo. Você abriu espaço para que seus alunos expressassem a sua opinião, deu a oportunidade da troca de ideias e chamou a atenção para a sua pessoa.
Que tal agora iniciar a aula com música? Você já pensou nisso? É um diferencial! Você pode explicar a matéria com música relacionando os pontos, formalizando as perguntas, sugerindo as respostas no ritmo da música.
Isso é muito comum em cursinhos para vestibular; os alunos prestam mais a atenção. O cansaço e o marasmo dão espaço à imaginação e à criatividade.
Você pode atuar de várias formas fazendo uma música com aos alunos em qualquer ritmo, estilo ou melodia, pois o importante é o resultado!
Com certeza, este será sempre positivo! O rendimento dos alunos e do conteúdo é certo! Permita que todos participem. Não se esqueça de que a interação é muito importante. Algumas piadinhas poderão surgir, mas isso é normal. Você deve utilizar toda a sua experiência para contornar a situação. Experimente! Vale a pena tentar! Você só precisa de um rádio e alguns CD’s, e muita criatividade.
3# – Competição
“A competição é a alma do negócio”. Você já ouviu essa expressão, não ouviu? Então por que não usá-la na sala de aula? As grandes competições já eram travadas na idade média, nos reinos, nos esportes e na sala de aula também.
Esse é um exercício que pode ser realizado para a fixação da matéria dada no dia anterior.
Divida a sala de aula em grupos/equipes. Você não deve permanecer com as “panelas” já existentes. De uma maneira bem democrática faça um sorteio, monte os grupos e comece a grande competição. Você, professor, inicia com as perguntas sobre o tema dado na aula anterior. O grupo que souber a resposta deve pedir a palavra para responder. Se responder de maneira correta acrescenta pontuação para o grupo, se errado o outro grupo tem a possibilidade de responder. Observe que os lideres irão se revelar. Dê a possibilidade de resposta para todos, mas um de cada vez. Mantenha o domínio e a ordem, caso contrário à competição perderá o sentido.
Vamos tentar! Boa sorte! Se gostar das ideias deixe seus comentários.