5 tendências mundiais da educação para 2019
Conheça os tópicos que devem influenciar a educação brasileira para o próximo ano.
Por Rodrigo Duarte
O processo educacional tende a evoluir e ser modificado junto com a sociedade na qual ele está inserido. Afinal de contas, a atividade final de qualquer instituição de ensino é preparar o aluno para enfrentar a realidade. Por isso, mais do que nunca, as escolas devem estar conectadas com as mudanças que acontecem ao seu redor.
Confira 5 tendências mundiais de educação para 2019 de acordo com Elton Ivan Schneider, diretor da Escola de Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter:
Resumo:
Blended Learning
Este método também costuma ser chamado de aprendizado híbrido ou modelo semipresencial, e engloba um cenário onde os estudantes conseguem ter parte do conteúdo de forma presencial e o restante utilizando ferramentas digitais, técnicas e materiais virtuais, etc.
Gamification
Cada vez mais presente dentro das salas de aulas, independente do nível, a gameficação promete estar ainda mais próxima dos alunos e também dos professores, que precisam encontrar métodos cada vez mais atrativos de ensino. Existem diversos projetos e programas que oferecem ferramentas e capacitação para os professores que desejam colocar em prática esta metodologia.
Segurança no mundo on-line
As instituições de ensino, especialmente as de nível superior, devem investir cada vez mais em processos e programas que protejam seus estudantes não apenas no ambiente presencial interno, mas também no ambiente virtual.
Mestrado e doutorado a distância
Vencido um pouco o preconceito dos cursos de graduação que são feitos na modalidade EaD, a tendência é que essa forma de ensino também acaba sendo levado para os graus mais elevados da academia, como os programas de mestrado e doutorado. No relatório do eLearning Inside News, o Massachussets Institute of Technology (MIT) divulgou que conquistou resultados excelentes em seu mais recente programa de mestrado on-line.