Saiba como apoiar os estudos dos filhos durante a quarentena
Manter atividades durante este período é fundamental para a rotina dos estudantes.
Por Rodrigo Duarte
Um dos principais públicos atingidos pelas medidas que estão sendo tomadas para fazer com que as pessoas fiquem em casa durante a pandemia do novo coronavírus é o de estudantes, já que as instituições de ensino acabaram sendo as primeiras a anunciarem as paralisações de suas atividades.
Enquanto alguns alunos acabaram ganhando uma série de atividades que podem ser feitas no formato EaD, geralmente estudantes da rede privada de ensino, muitos alunos estão apenas em casa, sem qualquer tipo de atividade e de supervisão por parte das instituições. Mas especialistas alertam: este tempo parado pode ser um risco para o desempenho e para a rotina do aluno de uma forma geral.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, pode chegar a 47,8 milhões o número de crianças e jovens longe das instituições de ensino infantil, fundamental e médio – e por tempo indeterminado. Como muitas empresas também estão suspendendo as atividades, pode ser uma excelente oportunidade dos pais participarem mais ativamente do processo educacional dos seus filhos.
Confira algumas dicas para manter a rotina dos estudantes jovens durante o período de quarentena.
Resumo:
Acompanhe as atividades EAD
Para aqueles estudantes que possuem tarefas oferecidas pela instituição de ensino no regime EaD, uma dica interessante é acompanhar as rotinas de estudos dos alunos, vendo de perto o que eles fazem e como funcionam as suas atividades.
Monte um cronograma
Caso a instituição financeira não esteja conseguindo desempenhar o seu papel de condução e organização dos estudos, os pais podem assumir essas tarefas. Isso pode ser feito com a organização de um cronograma, para dividir os horários disponíveis dos alunos em tarefas que eles devem cumprir.
Busque aplicativos
Para quem não tem um cronograma EaD para cumprir, existe uma série de aplicativos que podem ser encontrados nas lojas oficiais dos smartphones e que oferecem as mais variadas tarefas e exercícios, de toda a matéria. Essa pode ser uma forma de manter a atenção dos alunos nos estudos durante este período.