Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa sobre a forma que os influenciadores digitais, através da criação de conteúdo, estão fazendo a sociedade virar alvo fácil para compra de seus produtos, onde ter aquele determinado produto que um certo artista está vendendo faz a pessoa ter a sensação de que elas podem ser iguais aquele artista, ou seja, ter para ser. Logo a sociedade nunca teve tão vulnerável como estão na era digital.

Palavras-chaves: Redes Sociais; Influenciadores; Internet; Comunicação; Instagram.

Sobre o autor: Aurea Maria, 23 anos, escritora, no tempo livre estuda muitas coisas sobre o mundo da computação, apaixonada por tecnologia e gosta muito de escrever artigos científicos sobre diferentes áreas. Contato: [email protected].

Influenciadores Digitais

1. Introdução

Todos nós sabemos que com a chegada da internet o modo das pessoas de pensarem mudou bastante, com a chegada das redes sociais também, hoje tudo que você faz está online, desde então a tecnologia e a internet não param de se modificar, onde existe uma novidade a cada segundo, onde a todo momento somos cercados de milhares de informações.

Assim como a internet mudou, o mercado de consumo também mudou muito e para donos de lojas, empresários e empreendedores é necessário se adaptar a essa mudança, onde se á sua loja não estiver online, você corre um risco alto de está perdendo muitos clientes, mas onde também se seu produto estiver na internet e sendo anunciado por um determinado artista que está em alta uma demanda muito grande de compra é quase certo de acontecer, pois muitos seguidores se inspiram e vêm os influenciadores como exemplo.

A busca das marcas pelos influenciadores está cada vez maior, estudos revelam que ser um influenciador e a profissão do século XXI, onde o influenciador que tiver maior engajamento e mais curtidas em suas redes conseguem mais fama e também divulgar produtos de empresas maiores. Porém para quem deseja ser influenciador deve-se profissionalizar, segundo os estudos.

Um estudo revela que o tempo gasto por um brasileiro na internet está entre 8 e 16 horas semanais, isso quer dizer que nós estamos o tempo inteiro conectados e logo estamos vulneráveis a todo tipo de publicidade.

O papel de um influenciador é conectar o seguidor com a determinada marca que está divulgando, criando assim um público alvo e seguidores segmentados. Isso vem revolucionando o mercado de compradores e empresas também que estão se tornando cada vez mais digitais.

Duas redes muito forte, onde há uma grande concentração de influenciadores é no Youtube e no Instagram, embora o Youtube seja grande, o Instagram tem um forte engajamento, muita das vezes até maior que o Youtube. Segundo pesquisas e dados mostrados.

2.1. Agenda setting

A agenda de Setting, nada mais é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.

Este efeito de mídia tem muita importância para a sociedade, um exemplo de agenda foi um assunto muito comentado na web onde a atriz Bruna Marquezine e o jogador de futebol Neymar pararam a web após darem suas opiniões sobre o big Brother Brasil 2020, onde Bruna discordou de alguns seguidores que falaram que o brother Prior seria campeão e ainda mandou uma indireta para o jogador Neymar, que é seu ex namorado.

O estudo dos efeitos dos meios de comunicação tem importância para a sociedade, uma vez que se compreende como estes meios trabalham na formação da opinião pública.

A realidade social passa a ser representada por um cenário montado a partir dos meios de comunicação de massa.

A agenda de setting não é somente usada para o meio do entretenimento, estudos comprovam que a agenda é utilizada em meios políticos também, nas campanhas eleitorais, por exemplo.

O modelo de Agenda-Setting destaca-se como uma das principais linhas investigatórias sobre os efeitos cognitivos dos meios de comunicação de massa.

A metodologia utilizada compreende a seleção das publicações mais pertinentes, a identificação dos tópicos estruturais, o seu cruzamento com as abordagens teóricas e a análise do desenvolvimento do modelo.

Mesmo sendo objeto de inúmeros artigos, livros e pesquisas em todo o mundo, o modelo de Agenda-setting, ainda hoje, é tratado como uma hipótese.

KOSICKI, 1993; WANTA, 1997, REESE, 2001:

“Avaliar a importância de um assunto (e pressupor que essa importância seja captada), tendo por base apenas o número de vezes que é citado, é mais o resultado de um processo metodológico de observação da agenda dos mass media (a análise do conteúdo) do que da reflexão teórica sobre o problema.

Conceptualizar apenas a variável da frequência como índice da percepção da importância dos temas, parece largamente insuficiente. A ideia de que uma grande frequência de uma grande importância associa-se a um modelo comunicativo hiper simplificado, pré-semiótico. O pressuposto de que a frequência da exposição de um assunto nos mass media seja a indicação utilizada pelos destinatários para se aperceberem do seu significado implica uma ideia de mensagem em que estejam explicitamente contidos todos os elementos necessários para a sua compreensão e interpretação (WOLF, 1999, p. 72).”

A existência dos blogs, deu voz a muitas pessoas e formou muitas opiniões, onde a sociedade pudesse se sentir influenciada pela opinião dos blogueiros, onde os blogueiros e influenciadores construíram uma tendência.

Após uma análise dos dados recolhidos de blogues previamente seleccionados e da imprensa, concluímos que este tipo de influência não constitui uma tendência, passando-se, inclusive, o contrário: os autores dos blogues têm tendência a escrever sobre aquilo que a agenda mediática propõe.

Além destes aspectos propriamente epistemológicos relativos à natureza do campo de estudos, bem como da evolução de sua singularidade teórica, não podemos deixar de observar que as publicações sobre o tema são majoritariamente norte-americanas, sem versão para a língua portuguesa, o que tem dificultado sua difusão e discussão aqui no Brasil.

2.2. BBB Manu Gavassi e Felipe Prior

Esse paredão entre Manu e Felipe Prior foi histórico, onde a rede de televisão Globo teve recorde de audiência, onde a disputa entre os dois teve em torno de 1,5 bilhão de votos. Prior perdeu para Manu Gavassi, o arquiteto foi eliminado do confinamento, onde Manu gavassi recebeu 42% dos votos apenas. Porém um grande grupo de seguidores comentou nas redes sociais que Prior seria o campeão da casa.

A eliminação começou com o apresentador falando que o no jogo a surpresas e reviravoltas.

A disputa entre os dois mexeu com o público lembrando que esse foi um dos assuntos mais comentados da web que viralizou em meio a pandemia.

Muito se comentava que Manu Gavassi seria eliminada do paredão com Prior, os comentários foram tão grandes que atriz e amiga de Manu Gavassi se pronunciou sobre o assunto.

O paredão foi formado por Manu Gavassi, Mari e Prior, porém atenção foi virada para os dois participantes do reality.

O número de um bilhão de votos nunca foi alcançado em nenhuma edição do “Big Brother” no mundo. Tiago Leifert entrou ao vivo em um plantão na Globo para informar o recorde ao público. No Instagram, a produção do programa comemorou: “paredão disputado por Felipe, Manu e Mari acaba de ultrapassar o nosso próprio recorde de 416 milhões, atingido na berlinda entre Gizelly, Guilherme e Pyong”.

Manu Gavassi se declara feminista, porém segundo alguns jornalistas e entrevistadora, ela demonstra contradição em todo momento.

Manu, enquanto estava na casa usou de uma técnica na comunicação chamada de storytelling, onde é possível os seguidores observarem isso no histórico de postagem de Manu Gavassi no instagram, onde ela preparou vídeos para serem postados, inclusive em um desses vídeos Manu aparece cantando músicas de time de futebol.

Contar histórias será uma arte que poucos brasileiros conhecem e dominam, é a arte de contar histórias. Contar histórias é um termo em inglês. “História” significa história e “contar”. Para usar essa técnica, é necessário escrever um artigo fascinante e saber como contar o início, o meio e o fim da história. Estabeleça uma conexão emocional com o público para que seus seguidores possam tratar a história como uma coisa fascinante e memorável.

Contando histórias, você pode garantir que está produzindo materiais exclusivos. Os tópicos ou conhecimentos envolvidos são frequentemente imaturos e o conteúdo será direcionado à sua perspectiva única. A comunicação interpessoal sempre foi sobre histórias. Por esse motivo, a grande maioria dos textos de narrativa costuma falar abertamente sobre o tempo das cavernas e como contar histórias sobre pedras antes que a linguagem exista.

Quando sua marca tem uma história interessante e exibe seus produtos de maneira sutil, seus clientes em potencial estão mais próximos do seu negócio, estabelecendo um relacionamento benéfico entre consumidores e empresas.

O estreitamento da relação entre as duas partes envolvidas no processo gera o engajamento necessário para alavancar vendas de uma maneira indireta, subjetiva e muito mais emocional com uma produção de conteúdo mais leve e direto.

Você já deve ter notado no YouTube que os anúncios vêm seguindo uma tendência de história narrada por algum personagem, sendo ele fictício ou não.

Agora vou mostrar como essa estratégia de storytelling afeta o seu cérebro.

Contar histórias é a chave do seu sucesso no marketing de conteúdo para empresas, serviços ou produtos.

A persuasão é um dos elementos mais usados ​​na criação de histórias, que pode ser aplicada aos clientes de diferentes maneiras, para que os clientes possam comprar seus produtos ou serviços.

Você também pode usar outros gatilhos em sua história para gerar interações e emoções, como gatilhos psicológicos para dor, prazer, diversão, surpresa etc.

Através da narrativa, a autoridade pode ser estabelecida, para que os ouvintes se sintam influentes e os contadores de histórias também possam contar fatos absolutos.

Eles aprenderam que, a menos que a mídia tradicional seja integrada ao seu estilo de vida social, a mídia tradicional está rapidamente se tornando atraente para o público e os fãs.

Planejamento, execução e aprendizado consistentes são fatores-chave que podem ajudá-lo a aumentar as conversões.

Criar uma boa história não é fácil, mas você pode seguir alguns pontos-chave para fazer sua história atrair um grande público. Para desenvolver essa arte, você precisa encontrar o tipo de público-alvo para poder criar conteúdo que possa atrair seguidores de maneira clara, direta e objetiva. O final da história é sempre a parte mais atraente e uma das mais difíceis.

Independente se você tem uma ideia formada ou não de sua história completa, termine-a.

Para organizar uma história de sucesso, é melhor criar um script antecipadamente, para que você possa organizar suas próprias idéias, falar sobre o conteúdo e informar o público, além de listar uma lista de coisas que eles podem e não podem possuir. . Você também pode usar outras histórias como inspiração, porque qualquer pessoa envolvida no marketing de conteúdo exige muita pesquisa e trabalho duro, que é um trabalho que leva muito tempo para atrair o público-alvo.

As histórias afetarão muito nossas vidas e como elas são contadas. Existem alguns tipos e padrões de histórias muito bem-sucedidos e únicos. Faça um problema que muitas pessoas encontrem e mostre como encontrar uma solução para o problema, o que fará você atrair um grande público. Hoje em dia, não basta ter as melhores ideias e transmiti-las. Se não houver uma estratégia que permita ao público participar e participar, na verdade não há audiência para a mensagem.

Nesse sentido, destaca quem pode criar uma comunicação que atraia as pessoas e as mantenha envolvidas até que possam ser compradas com segurança. A melhor maneira de fazer isso é contar uma história. A narração de histórias ativa partes do cérebro relacionadas à visão, som, paladar e movimento, que podem afetar as pessoas que escolhem um produto em detrimento de outro, embora ambas prometam resolver o mesmo problema. Contar histórias é uma estratégia de promoção mais sutil, porque o objetivo é estabelecer uma conexão emocional com as pessoas.

E quanto mais próxima essa conexão, maior a probabilidade de o público saber mais sobre a empresa. Boas histórias despertarão o reconhecimento e a simpatia do público. Quando isso acontece, seja por meio de comentários, curtidas ou compartilhamento, as pessoas estarão mais dispostas a usar esse conteúdo. A maioria das pessoas pensa que as escolhas que fazemos dependem de uma análise racional.De fato, agimos por emoção, especialmente em termos de hábitos de consumo.

Uma história bem contada ativa partes do cérebro que permitem que o ouvinte seja “transportado” para dentro daquela experiência, por meio de um processo chamado de acoplamento neuronal. Durante esse processo, o cérebro do ouvinte também libera mais dopamina no sistema, tornando mais fácil o processo de lembrança e de associação.

De acordo com o psicólogo Jerome Bruner, as pessoas tem até vinte vezes mais chances de lembrar de uma pessoa, produto ou ideia, se eles estiverem associados a uma história. Além dos aspectos físicos, uma narrativa bem construída é capaz de inspirar e incentivar o cliente em potencial a agir, difere sendo assim, você pode (e deve!) utilizar imagens e outras mídias para enriquecer a história e facilitar a compreensão do usuário. Utilize infográficos, tutoriais em vídeo ou qualquer recurso que complementa a informação.nte de informações fornecidas isoladamente.

Basta dar uma olhada rápida no Facebook e você descobrirá que as postagens com imagens geram mais envolvimento do que as postagens de texto, e as postagens com vídeos podem aumentar o número de links externos em até três vezes.

2.3. Influenciadores digitais surgimento

É uma uma profissão que surgiu nos Estados Unidos em 2015 e se popularizou no Brasil entre 2016 e 2017, os influenciadores digitais hoje são peças muito importantes em estratégias de marketing de influência de empresas de micro a grande porte. Segundo a definição que se encontra no site de pesquisa do google.

Embora tenha sido uma profissão que se popularizou em 2015, antes disso já tinham pessoas que postam vídeos virais na internet, o próprio Youtube surgiu muito antes disso.

O primeiro youtuber do Brasil foi Guilherme Zaiden, que publicou seu primeiro vídeo em 2006, quando o site tinha apenas 50 milhões de usuários (hoje são 1,8 bilhões)

Outros Youtubers também vieram crescer um pouco antes disso no Brasil, como Felipe Neto, logo depois deles surgiu um grande número de influenciadores, no caso o Felipe abriu o youtube para milhares de outras pessoas que tinham o sonho de postar seus conteúdos e se tornarem conhecidas.

A parte estratégica entra quando as marcas identificam e selecionam os influenciadores cuja identidade e propósito têm relação com sua própria identidade e propósito.

Mas entre a época dos velhos atores de Hollywood e os influenciadores atuais das redes sociais do momento, como Instagram e YouTube, foram várias as fases pelas quais o Marketing de Influência passou.

Muitos conseguiram sucesso postando nas redes sociais sobre sua própria vida, criando assim uma espécie de diário, logo adquiriram uma legião de fãs.

O surgimento do marketing de influência foi através do fotolog, no início muitos influenciadores, preferiam usar blogs para se divulgar.

O início de uma grande explosão de outras redes sociais: o YouTube, Twitter e Facebook. Estas redes vieram para destacar pessoas e propagar notícias com facilidade e inovação.

Os influenciadores passaram a ser parte familiar do nosso dia a dia, principalmente com a ascensão impressionante do Instagram, que foi a plataforma responsável pelo crescimento e visibilidade de várias personalidades que não necessariamente tinham blogs ou eram marcas.

Ainda que as empresas reconhecessem os influenciadores e já estivessem, há algum tempo, criando campanhas e fazendo o marketing de influência, havia, de certa forma, resistência das marcas em entender os processos e todo o trabalho da divulgação de produtos.
Ser influenciador passou a ser um trabalho reconhecido, e, gradativamente, as marcas têm reconhecido o valor dos macro processos necessários dentro de cada campanha. Desde a produção de imagem e vídeo, até a criação do copywrite. Tudo deve ser feito com muito cuidado, dedicação e, tanto a marca quanto o influenciador devem ter consciência de que estão impactando a vida de pessoas.

O poder de influência existe há muito tempo e ele vai muito além de status, números e popularidade.

O nosso método foi desenvolvido para marcas que querem usar estratégia de marketing de influência e conteúdo para alavancar seu negócio ou organização. E também para aqueles que desejam se aprofundar no marketing de influência.

O mais importante para esses influenciadores digitais formarem o seu público é o conteúdo que eles produzem. Alguns contêm um conteúdo completamente original, já os demais desenvolvem um formato parecido com o de outros influenciadores, mas com uma abordagem distinta.

2.4. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados nada mais é que você ganhar dinheiro indicando produtos, o futuro influenciador pode se afiliar a empresas de forma gratuita e ganhar comissões em cima daquele produto que ela se afiliou.

Essa prática está em alta, onde uma pessoa comum pode ganhar dinheiro com a internet, sem depender de convites de empresas grandes e de um número de seguidores grande, basta ter pessoas interessadas naquele produto para compra.

Empresas como Hotmart, Monetizze , disponibilizam uma plataforma com muitos produtos para qualquer pessoa começar a vender.

É possível ganhar dinheiro de todas as formas na internet, ser um afiliado e monetizar as suas redes sociais é uma forma.

Conclusão

Os influenciadores são muito importantes para a criação de uma marca ou negócio, eles são capazes de influenciar várias pessoas a comprar determinados produtos.

Foram eles que criaram e desenvolveram o meio digital da forma que é hoje, com o instagram em alta, qualquer pessoa pode ser um formador de opiniões e também um influenciador.

Os influenciadores digitais têm um público tão sólido e numeroso quanto as outras mídias, que de certa forma afetadas pelo crescente acesso à internet, passaram a convidá-los para fazerem participações em seus produtos. O mercado editorial enxergou nos influenciadores digitais a oportunidade de alcançar a população jovem brasileira.

Outra rede que está crescendo muito é o tik tok, onde artistas, jogadores de futebol, fazem papel de influenciadores. Inclusive é possível ganhar dinheiro com o tik tok, indicando amigos e fazendo assim o marketing de afiliados, onde você ganha por indicação.

Podemos dizer que a tecnologia e o mercado digital, nunca viveu um momento tão bom, para os negócios, porém estamos muitos vulneráveis a qualquer tipo de informação, por isso é necessário saber filtrar as informações que recebemos e não levar tudo como verdade absoluta.

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