Dinâmica
Parte da Física que estuda as causas dos movimentos.
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Força – É o resultado da interação entre dois ou mais corpos. No SI, a unidade de força é o newton: 1N é a força que, atuando em uma massa de 1kg, imprime a essa massa uma aceleração de 1m/s2.
Interações a distância – Dois corpos podem interagir sem que haja contato entre eles, ou seja, podem trocar forças em um meio transmissor chamado campo. São forças de campo as interações gravitacional, magnética e elétrica.
Interações de contato – A rigidez de dois sólidos, quando um comprime o outro, dificulta ou impede a interpenetração, resultando na chamada força de contato.
Força Normal – Componente da força de contato, aplicada pela superfície, agindo sempre no sentido de empurrar os corpos, impedindo a interpenetração, e nunca no sentido de puxá-los.
Força de Atrito – É uma outra componente da força de contato. O atrito estático dá-se quando dois corpos estão em contato e há tendência de deslizamento, sem que, no entanto, o deslizamento esteja de fato ocorrendo. Se uma força é aplicada ao corpo superando o valor máximo do atrito estático, ocorre o deslizamento, configurando a situação de atrito dinâmico. A intensidade da força de atrito é proporcional à da força normal (N) trocada entre os corpos em contato.
Força de Tração – Quando um fio é esticado, exerce-se sobre ele uma força de tração, que é transmitida pelo fio de uma extremidade à outra.
Força Elástica – Esticando ou comprimindo um corpo elástico (aquele que, ao ser deformado, tende a voltar ao estado inicial) ele resiste, aplicando uma força contrária à que recebe. O sentido da força exercida (e não sofrida) pelo corpo elástico – a força elástica – é sempre contrário ao sentido da deformação: Fel = – kx
Força Resultante – É aquela que, substituindo todas as forças simultâneas atuantes em um corpo, é capaz de produzir os mesmos efeitos dinâmicos que estas produziam.
Efeitos de uma força:
a) alterar os estados de movimento ou de repouso de um corpo (efeito dinâmico);
b) deformar um corpo;
c) anular a ação de uma outra força.