Dia Nacional do Livro Didático – 27 de fevereiro
Data celebra essa importante ferramenta educacional.
Por Rodrigo Duarte
O Brasil é um país que trata uma série de questões como a política pública através do Programa Nacional do Livro Didático. Este programa foi criado no ano de 1985 e conta com o objetivo de distribuir obras didáticas para estudantes de rede pública de ensino brasileira.
A rede Municipal brasileira de ensino aponta que são analisados uma série de títulos concedidos pela FNDE e escolhe as obras que mais poderão se aproximar das propostas pedagógicas oferecidas no sistema de Educação Municipal.
Cada uma das escolas faz um trabalho voltado para a conscientização com seus alunos e a conservação de material didático, para que desta forma, ao final do ano seja realizada uma devolução do mesmo para que os livros sejam devidamente utilizados nos próximos anos.
Resumo:
Importância da data
A data de 27 de fevereiro acabou sendo o dia escolhido para comemorar o Dia Nacional do Livro Didático. Ao que se sabe, pela história que as primeiras publicações didáticas acabaram surgindo no Brasil logo depois da chegada da família real portuguesa, o que aconteceu em meados de 1808.
A partir do processo de independência do Brasil, no ano de 1822 foi que começou a entrar em vigor o que seriam as primeiras leis de educação. A partir do ano de 1920, na inauguração das primeiras indústrias de papel, em São Paulo, começou a fabricação nacional dos livros didáticos.
Com a gestão de Getúlio Vargas, no ano de 1930 acabou sendo criado o Ministério da Educação e Saúde, um ano que se cogita inclusive o dia do Livro Didático pela primeira vez. A partir de uma avaliação do uso do livro didático em várias fases de educação entre os professores e estudantes se percebe que o mesmo se mostra como um instrumento importante e eficiente para o processo de aprendizagem.
Não há como negar que mesmo no século XXI que estamos vivendo, se possa dispensar a importância deste instrumento importante para o auxílio de todo o processo de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos para tornar o nosso país cada vez melhor.
O investimento nos livros didáticos anualmente vem aumentando, e a cada ano, para se ter ideia, são mais de 130 milhões de livros que são adquiridos, e investidos quase um bilhão de reais no Brasil neste sentido. Isto acaba tornando o programa do Livro Didático seja o maior e mais importante em aquisição de livros de todo o mundo.