Dia da 1ª Missa no Brasil – 26 de abril
Data relembra este importante dia para a religião católica.
Por Rodrigo Duarte
A história do Brasil tem seu começo repleto de marcos, e um dos marcos mais importantes é que ocorreu a primeira missa no Brasil. Na data de 22 de abril, de 1500 foi que Portugal avistou o Brasil, e a partir disto começamos a história de nosso país. Tanto a partir da nossa cultura local, como os europeus vivenciaram experiências relevantes e notáveis. Na chegada dos portugueses dezoito índios receberam a comitiva de portugueses e trocaram presentes.
Foi Pedro Alvares Cabral e seus companheiros que acabaram por sua vez viajando novamente por outras partes do Brasil parando na chamada praia da Coroa Vermelha, o que atualmente é litoral sul da Bahia, um lugar interessante e mais bem protegido.
Neste lugar que em 26 de abril de 1500 aconteceu a celebração da primeira missa no Brasil. Esta foi uma missa regida pelo frei franciscano Henrique de Coimbra e alguns dos seus seguidores. Neste evento havia em torno de mil portugueses que acompanhavam a missa, e algumas centenas de índios que observavam o evento de forma adorável e respeitosa o que acontecia.
Como os indígenas seguiam os portugueses, se ajoelhando e levantando, conforme os europeus, estes acreditavam que os índios poderiam ser convertidos, mesmo que posteriormente fosse contra a vontade deles. Na primeira missa não houve o sinal e a existência de uma cruz, somente a partir da segunda. Durante a primeira missa, uma bandeira de Cristo foi hasteada durante todo este ato.
Resumo:
Saiba mais sobre a origem do Dia da Primeira missa no Brasil
A origem desta data está voltada a própria chegada dos portugueses no Brasil a partir do dia 22 de abril de 1500. Para curiosidade, a segunda missa acabou ocorrendo a partir do dia primeiro de maio do mesmo ano.
A missa ainda foi celebrada pois é considerada como o maior e mais importante ritual religioso dos católicos. E a ideia de conquista do novo mundo acabou incentivando aos portugueses para realizar a primeira missa no Brasil, se tornando inclusive um ato simbólico.
Além de realizar a missa, o objetivo do evento era que os portugueses tivessem a possibilidade de apresentar a cultura europeia para os povos indígenas, e um dos primeiros passos foi a realização desta missa.
O evento acabou criando uma investigação e estudos científicos históricos, onde em 1860 foi criado o quadro Primeira Missa do Brasil, que está exposto no Museu do Ipiranga em São Paulo.