Workaholic: um dos grandes males do século XXI
Por Victor Palandi
Atualmente, nós vivemos num mundo onde síndromes e distúrbios, bem com também transtornos, existem aos montes, dando a impressão de que a maior parte deles foi “inventada” recentemente.
A verdade é que muitos já existiam, mas tinham outros nomes, ou simplesmente não eram conhecidos e catalogados, o que passa a impressão de que hoje em dia há um transtorno para absolutamente tudo.
Mas há alguns que realmente podem ser definidos como sendo problemas do mundo moderno, e um dos mais famosos atende pelo nome de workaholic, ou seja, o trabalhador compulsivo. Vamos conhecer um pouco mais sobre este problema!
Resumo:
O que é?
Antes de qualquer outra coisa, é importante ressaltar que um workaholic nada mais é do que uma pessoa viciada em trabalho, ou seja, que não consegue fazer outras coisas que não sejam relacionadas ao trabalho.
São pessoas que ficam horas a mais no escritório e que não conseguem se desligar do trabalho nem mesmo durante os momentos de lazer, gerando problemas dentro de seu convívio familiar e no campo das amizades, entre outros.
Para estas pessoas, há sempre uma grande necessidade de se trabalhar mais e mais, sempre procurando ganhar mais dinheiro (a maior parte dos worlkhalocs é composta de pessoas extremamente ambiciosas).
O fantasma do desemprego
Muitos dos workaholics, no entanto, não são apenas pessoas ambiciosas, mas são também pessoas medrosas, que têm muito medo de um fantasma que simplesmente “gela suas espinhas”: o fantasma do desemprego.
Perder o emprego é um medo tão grande para estas pessoas que elas não conseguem deixar de trabalhar mais e mais para não serem mandadas embora, com a esperança de fazer com que seus superiores as enxerguem como sendo pessoas essenciais para a organização e que não podem ser despedidas em hipótese alguma.
Problemas
No entanto, para um workaholic ser viciado em trabalho não causa problemas apenas de ordem familiar e afetiva, mas também causa problemas de saúde, já que normalmente pessoas nunca se desligam do trabalho e que ficam horas a mais no escritório, quase sempre apresentam níveis de estresse terríveis.
Estas pessoas começam a apresentar estafa mental, que podem acarretar queda de cabelo, obesidade, pressão alta e inclusive pode levar a um nível de esgotamento físico e mental tamanho que a pessoa simplesmente apresenta um colapso.
Por isto, sempre que alguém conhecido apresentar sintomas que possam indicar que ela se trata de um workaholic, é importante indicar ajuda.