Você sabe o que é inflação?
Por Victor Palandi
A inflação nada mais é do que o aumento no valor dos preços de serviços e bens presentes no mercado. Uma das causas da inflação é o aumento da moeda que cobrem os gastos do Estado, e também quando há o aumento exagerado do preço de um bem como petróleo ou energia elétrica.
Resumo:
O que é o índice de inflação?
É o indicador que vai medir a evolução que há nos preços de bens e serviços em um determinado tempo. Cada índice tem o seu valor e a diferença de um para o outro é a renda das famílias pesquisadas.
Quais são os índices que medem a inflação?
O IPCA, que é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é o indicador oficial de inflação, o IPCA calcula por meio do custo de vida de famílias que possuem uma renda mensal de um a quarenta salários mínimos, e que residem nas regiões metropolitanas.
O IBGE produz também o INPC que faz esse mesmo calculo, mas com famílias que possuem uma renda mensal de um a oito salários mínimos.
O que causa a inflação?
São muitas as “ferramentas” que causam a inflação, entre elas estão a aproximação da oferta com a demanda (quando o consumo está perto da produção e os empresários incentivam o aumento dos preços), o choque de oferta (queda no volume de produção de um bem ou serviço) e a variação cambial (elevação do dólar em relação ao real).
Tipos de inflação
A inflação pode ser dividida em quatro formas:
- Demanda: a inflação de demanda é quando há muita demanda em relação à produção, ou melhor, quando há muita demanda em relação a um setor.
- Custos: quando o nível da demanda continua igual e os custos aumentam é chamado de inflação de custos. Esse tipo de inflação acontece quando há aumento de salários e o aumento de custo da matéria prima.
- Inercial: ocorre porque muitas pessoas esperam que o aumento dos preços continue a crescer.
- Estrutural: essa inflação ocorre quando há falta de efeito das infraestruturas que estão presentes dentro de um processo de produção.
Como se combate a inflação?
A política de juros é a principal forma para combater a inflação, já que é por meio dela que o custo do dinheiro vai aumentar e que consequentemente tudo vai se tornar mais caro, dessa forma menos pessoas vão consumir bens ou serviços, e logo os preços – e a inflação – vai começar a diminuir. Claro, em teoria, porque elevação dos juros não é uma medida sustentável, já que causa uma série de consequências sistemáticas.
Inflação x deflação
O próprio nome já dá a dica, a deflação é o contrário da inflação, pois há diminuição dos preços de serviços e bens, e o valor do dinheiro cresce. Podemos verificar quando isso acontece porque certamente haverá recessão econômica.