Os humanos são mamíferos que, diferente dos cachorros por exemplo, também possuem quatro membros importantes, mas não conseguem andar com os quatro membros no chão. O ideal, segundo os especialistas, é que nós pudéssemos caminhar como os cachorros. Até fazemos isso, mas só quando estamos aprendendo a engatinhar.
Logo em seguida, nos posicionamos apenas com a firmeza das pernas. E é nesse momento que começamos a punir nossa postura e gerar os vários problemas de saúde que tanto nos incomodam.
Resumo:
Coluna: aquela que nos sustenta
Quando nós apalpamos a região da nuca e vamos descendo as duas mãos pela região das costas, dá para percebermos que há saliências em toda a região. O que seriam? As partes da nossa coluna vertebral. E é a nossa coluna quem nos protege o tempo todo, inclusive sendo espaço de guarda da medula espinhal, uma área bem sensível que afeta todo o nosso organismo. Portanto, a coluna vertebral é a sustentadora do corpo. A começar pela nossa cabeça, costelas e todos os músculos que ali estão.
Vários ossinhos juntos e unidos compõem a coluna. Eles são chamados de vértebras e em praticamente todo ser humano a coluna será formada por 33 vértebras. É em função delas que conseguimos nos movimentar, fazer com que o tronco vá para qualquer região que o enviarmos: frente, trás, lado ou para baixo.