Você entende o nosso calendário?

Na história, existem vários tipos de calendário que foram incorporados por várias civilizações no decorrer dos tempos. O homem sentiu a necessidade de contar o tempo e criou o calendário.

O calendário que usamos é o gregoriano, ou cristão, que é baseado na data do nascimento de Cristo. Muitas datas religiosas são comemoradas pelo calendário que se baseiam nas doutrinas cristãs, como o Natal, a Páscoa, Corpus Christi, entre outras.

Começamos a contar a partir do primeiro ano do nascimento de Jesus. Os anos anteriores ao seu nascimento contamos de forma decrescente e usamos a sigla A.C que significa “antes de Cristo”. O período após o nascimento de Cristo possui a contagem crescente e a sigla D.C “depois de Cristo” – então chamado de ano Domini.

No calendário são representados o dia, semana, o mês e o ano para contar o tempo.

 

Observando o calendário, podemos realizar algumas descobertas:

Resumo:

Curiosidade

Você sabe que podemos indicar de forma correta os meses do ano que possui 30 ou 31 dias com os dedinhos das mãos! Vamos fazer da seguinte forma: feche as mãos e veja os ossinhos que aparecem e os espaços entre os ossinhos.

Comece apontando o osso do dedo mindinho de qualquer mão e dê-lhe o nome do mês de janeiro. O espaço seguinte deverá seguir a ordem dos meses, ou seja, fevereiro, março e assim sucessivamente. Você perceberá que os meses que possuem 31 dias são os dias que caem nos ossinhos, e o mês que possui 30 dias cai no espaço dos ossinhos.

Agora preste atenção! O mês de fevereiro cai no espaço entre os ossinhos, mas já sabemos que esse mês não possui 30 dias e sim 28 ou 29 dias.

Pela Web

Sair da versão mobile