Antes de qualquer coisa, vamos desmembrar o que significa a palavra lógica. Bem, a lógica nada mais é do que promover uma discussão do uso de raciocínio em algum tipo de atividade.
Além disso, a lógica também faz parte de um estudo filosófico, por isso ela é sempre bem vinda em todas as discussões sobre a filosofia. Dessa forma, ela também faz parte de uma das disciplinas da matéria.
Com isso, analisando uma linha de raciocínio sem representar a filosofia, podemos dizer que a lógica é um negócio que nos permite examinar quais são as formas de argumentação que iremos tomar diante de um determinado problema. Por exemplo, temos a lógica matemática, em que você necessita nada mais do que utilizar a sua lógica de raciocínio para resolver a questão, ou no seu dia a dia que para resolver alguma coisa você deverá utilizar a sua linha de raciocínio no que se tratar da lógica para resolver algo e optar por uma boa escolha.
Mas, além deste tipo de lógico que é aquela que convivemos no dia a dia, também existe a lógica clássica que é estudada na filosofia e possui muitos significados.
Resumo:
Lógica clássica grega
O conceito de lógica clássica surgiu nos tempos dos gregos e para eles ela nada mais é do que meramente se basear em uma ideia de que todo argumento que você ou alguém venha a utilizar possui um prazo de validade que ocorre através da sua forma lógica, mas não pelo seu conteúdo.
Com isso, os gregos se basearam em diversos fatores e assim surgiram também dentro da lógica clássica alguns tipos de demais lógicas. Cada uma delas faz referencia. Veja:
– Lógica informal: Ela é baseada em tudo que seja informal, por isso pode se relacionar a nossa lógica do dia a dia que não é baseada em nada concreto.
– Lógica formal: Esta é um tipo de lógica que necessita de algo para se embasar.
– Lógica simbólica: A lógica simbólica é algo que precisa se basear em algum tipo de símbolos para que a sua linha de raciocínio faça sentido.
– Lógica matemática: Esta provavelmente é uma das lógicas mais conhecidas pelas pessoas, isso porque ela na verdade é uma das matérias de matemática. Com isso, é através de uma lógica, ou seja, uma linha de raciocínio que você chegará a um resulto matemático correto.