Você conhece o trabalho dos Doutores da Alegria? Esse pode ser considerado um trabalho muito difícil, mas, ao mesmo tempo, bem recompensador, pois agrega ao ser humano a responsabilidade de saber lidar com as emoções humanas num momento bem difícil da vida.
Resumo:
Quem são os Doutores da Alegria?
Eles são artistas oriundos do teatro e do circo, que possuem em seus currículos a aprendizagem sobre a linguagem do palhaço. Esses encantadores atores se vestem desse personagem e visitam crianças hospitalizadas que estão internadas em tratamento.
Os Doutores da Alegria já receberam vários prêmios como:
- O Prêmio da Criança – Fundação Abrinq pelos direitos da Criança;
- Habitat da Organização das Nações Unidas;
- Prêmio Cultura e Saúde – iniciativa do Ministério da Cultura e da Saúde juntamente com o Programa cultura Viva;
- Certificação do Conselho Nacional de assistência Social – CNAS.
Mas entendo que o maior prêmio dos Doutores da Alegria é o reconhecimento em cada olhar de cada criança e de seus pais pelo grande trabalho realizado.
O Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que visa a assistência, por meio de brincadeiras, às crianças, pais e aos profissionais da saúde. A ONG Doutores da Alegria atua desde 1991 e já visitou mais de um milhão de crianças hospitalizadas. Os profissionais receberam treinamento e atualmente atuam com registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Esses profissionais dão treinamento aos novos doutores e são acompanhados por um palhaço-treinador. É preciso muita interação no grupo e integração até mesmo para analisar o impacto psicológico dos atores. A troca de experiências entre o grupo é de grande importância.
Quem deseja fazer parte desse grupo o que deve fazer?
Primeiramente, os interessados deverão acessar o site e contatar a organização. Os 40 doutores da alegria são profissionais especializados na linguagem do palhaço e devem preservar o valor da organização.
A sede da organização é em São Paulo, no bairro de Pinheiros e oferece vários cursos abertos para a população. Os cursos também são ministrados em Recife. A renda arrecadada é destinada aos projetos da organização. A escola possui uma metodologia diferenciada, pois respeita a individualidade de cada pessoa e suas experiências. Sendo assim, o aprendizado não é uma rotina, mas sempre uma surpresa de emoções e superação.
Os cursos não possuem relação com o MEC, mas possuem certificação das horas realizadas. Se você quer saber mais sobre o assunto pode acessar o site da organização e até mesmo se tornar um sócio da alegria.
O maior reconhecimento é a valorização da vida e do ser humano!