Em todas as idades da vida passamos por várias fases de aprendizado. Todas as fases são importantes e são necessárias para o desenvolvimento da personalidade, para o crescimento profissional, para a idealização dos sonhos e por mais qualidade de vida, sempre pensando no futuro.
Planejar o futuro é coisa da juventude? Engana-se quem pensa dessa forma. O futuro pode ser planejado a qualquer momento. É preciso acreditar no futuro, ter perspectivas e objetivos a serem conquistados e muitas vezes temos essa oportunidade apenas na melhor idade.
Envelhecer faz parte da vida, e o recomeçar pode acontecer a qualquer momento, basta acreditar, ter pensamento positivo, ser confiante e colocar em prática todo o ensinamento adquirido com o passar do tempo.
Resumo:
Saber envelhecer!
Não é nada fácil envelhecer nas condições em que vivemos atualmente. A aposentadoria mal dá para pagar os remédios e as contas do mês. O salário de muitas pessoas aposentadas continua sendo o único valor de renda para uma família inteira. A crise mesmo que leve chega, o padrão de vida se altera gerando desconforto, preocupações e frustrações. Além de doenças como a depressão, dores no corpo, cansaço, e mal-estar. E nesse momento, que as famílias precisam fortalecer os laços familiares.
Vínculo familiar
Nesse momento difícil é preciso fortalecer os vínculos familiares com uma boa conversa, respeito, entendimento e muitas vezes a procura de tratamento médico e psicológico. A família é muito importante em qualquer decisão que se deva tomar. O indivíduo, na melhor idade, precisa se sentir útil, precisa se expressar, precisa participar das atividades e das decisões da família, deve ter a autoestima elevada, se sentir emocionalmente equilibrado e com qualidade de vida. Isso tudo e possível?
Terapia do riso
Acredita-se que a melhor estratégia para que as pessoas tenham maior qualidade de vida é por meio da terapia do riso.
Especialistas comprovaram cientificamente que a endorfina (hormônio liberado durante sorrimos) é um analgésico natural que promove a sensação de bem-estar, conforto, bom humor, alegria, além de combater a dor.
Na melhor idade, as pessoas passam por diversas transformações. Transformações essas sentidas com o envelhecimento do corpo e a diminuição sensorial. É importante que na melhor idade, as pessoas envelheçam com dignidade, de forma saudável e com a aposentadoria planejada para viver com maior qualidade de vida. Pense nisso! Comece agora!
A vida é bela e devemos aproveitar todos os dias de nossas vidas vivendo da melhor maneira possível mesmo com limitações. Nunca deixe de planejar o futuro, ter metas e sonhar.