O corpo humano é composto por cinco sentidos ou, de forma mais clara, cinco capacidades. São eles que nos permitem e possibilitam manter interações com o mundo externo.
É com a “permissão” dos cinco sentidos que nos relacionamos com os outros seres vivos, com os objetos. Também é por meio deles que observamos a luz, todos os fenômenos climáticos, apreciamos o cheiro e o sabor de cada coisa.
Com alguns dos órgãos que formam o corpo humano, os indivíduos enviam para o cérebro suas sensações. Esse transporte é possibilitado por conta de uma imensa rede de neurônios que compõem parte dos sistemas nervosos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos cinco sentidos que compõem o corpo humano?
Resumo:
Visão
A visão é o sentido que permite que sejamos capazes de enxergar os objetos e as pessoas. É o olho quem vai captar a imagem e enviá-la para o cérebro. Já no sistema nervoso central, essa imagem é reconhecida e interpretada.
Audição
A audição é quem permite a cada ser vivo a sensação de ouvir vozes, barulho, música, entre outros sons que chegam do ambiente externo. O órgão específico do ouvido faz a captação das ondas sonoras e organiza o encaminhamento para o cérebro que, mais uma vez, funciona interpretando e decifrando cada onda sonora.
Paladar
O paladar é o sentido que possibilita ao ser vivo a sensação do gosto, do sabor. Assim, reconhecemos os sabores de bebidas e alimentos tão logo eles tenham contato com a língua. A língua é um órgão formado por diversas papilas gustativas.
E é a papila gustativa que vai encaminhar a informação do sabor au cérebro. E, como nos casos anteriores, ele será interpretado pelos neurônios.
Tato
O tato, ou a forma de “tatear” é o sentido que interliga um ser vivo ao mundo externo por meio do contato com a pele. Por dentro da pele, sem estar visível a olho, existem alguns neurônios chamados de sensoriais. Eles são responsáveis por fazer o contato com o cérebro, enviando informações sobre aquilo que está sendo tocado. A depender do que seja, a reação pode ser de acolhimento ou repulsa. Se, por exemplo, for um contato com o fogo, o cérebro entende que este deve ser afastado.
Olfato
Agora que você já entendeu um pouco da teoria, que tal partir para uma situação prática? Clique aqui e veja uma forma divertida de aprendizagem sobre os cinco sentidos. O jogo é organizado pela Escola Games, com informações essenciais sobre cada um dos nossos cinco sentidos. Teste seu aprendizado e responda as perguntas! Deixe também as suas dúvidas ou comentários!