Saneamento básico e o lixo no cotidiano
O saneamento básico é a limpeza e a higiene do solo para garantir o bem-estar de toda a população. No entanto, há muito lixo nas cidades. O que ocorre? Veja!
Por Victor Palandi
O solo tem grande importância para a saúde do homem, mas ele não é bem cuidado. Depositamos o lixo em lugares inadequados; o esgoto é lançado em valas descobertas; fezes e urina de animais ficam expostas no solo; águas poluídas pelas indústrias são lançadas; o homem polui os rios jogando lixo e material que poderiam ser recicláveis.
Todos os motivos mencionados contaminam o solo tornando-o um veículo de transmissão de doenças repleto de bactérias, fungos, ovos e larvas de vermes que se desenvolvem, colocando em risco a saúde da população.
Qualquer cidade precisa de saneamento básico, água encanada, sistema de esgoto, coleta de lixo e conscientização da população para não jogar o lixo em lugares inapropriados.
Resumo:
O que é saneamento básico?
O saneamento básico é a limpeza e a higiene do solo para garantir o bem-estar de toda a população. Consiste na instalação de redes de esgoto, no abastecimento de água potável, na canalização de córregos, na eliminação de poças de água e na coleta de lixo.
Em muitas cidades o saneamento é insuficiente, em outras praticamente não existe, facilitando a contaminação do solo e a transmissão de doenças em crianças e adultos.
Medidas para evitar doenças
A população deve adotar algumas medidas para evitar que doenças se espalhem:
- Construção de fossas sanitárias onde não há rede de esgoto para não deixar as fezes expostas no solo;
- Não deixar lixo espalhado no chão, o lixo deve ficar amarrado e permanecer em baldes grandes fechados;
- Manter a casa limpa, deixando o quintal e calçadas limpos;
- Não permitir que crianças brinquem em lugares sujos, com água parada e suja, pois contém micróbios e larva de vermes causadores de doenças;
- Não jogar lixo e objetos em terrenos baldios;
- Não deixar valas de esgoto abertas, as quais as crianças podem ter contato com o esgoto.
Lixo nas grandes cidades
O lixo é um problema nas grandes cidades. Você já imaginou a quantidade de lixo que e produzida diariamente em uma grande cidade? Para onde vai esse lixo todo? Quanto do lixo pode ser reaproveitado? Quem faz a coleta do lixo? O lixo também produz a poluição visual! Você teria a resposta para todas essas perguntas?
Você já reparou que muitos terrenos abandonados estão lotados de lixo, entulhos, carcaça de carros velhos, móveis não mais usados, vidros, latas e até mesmo animais mortos em decomposição?
Tudo isso produz mau cheiro e a poluição visual. Além de que o lixo somente atrai animais transmissores de doenças como moscas, ratos, cães e urubus.
A quantidade de lixo é imensa, são toneladas de lixo todos os dias que são levados para aterros sanitários que já são insuficientes para tanto lixo! A prefeitura municipal faz a coleta do lixo, mas muitas cidades não a possui, causando um transtorno enorme para muitas pessoas. Elas pagam seus impostos e têm o direito ao saneamento básico.