Saiba quem foi Mikhail Gorbachev
Ex-líder russo morreu nesta semana aos 91 anos de idade.
Por Rodrigo Duarte
Mikhail Gorbachev se tornou assunto no mundo inteiro nesta semana ao ter a sua morte confirmada no último dia 30 de agosto, aos 91 anos de idade. O político é considerado como uma das grandes personalidades do cenário internacional atual, podendo ser visto tanto como um vilão como um herói.
Gorbachev nasceu no dia 2 de março de 1931, filho de uma família de camponeses de Stavropol, no sul da Rússia. Cresceu, assim como milhões de pessoas do seu país, enfrentando todas as dificuldades da Segunda Guerra Mundial. Era considerado um menino trabalhador, sendo que aos 16 anos recebeu a Bandeira Vermelha do Trabalho por ajudar com uma colheita recorde.
Começou a trilhar um caminho dentro do Partido Comunista e tornou-se o membro mais jovem do Politburo, aos 49 anos, em 1979. Seis anos depois assumiu o maior Estado do mundo e a segunda superpotência ao ser eleito secretário-geral do Partido Comunista em 1985.
A principal plataforma política de Gorbachev era realmente fazer com que a Rússia se tornasse um país integrado ao sistema internacional, desmantelando a União Soviética. Lançou reformas importantes para conseguir alcançar a “glasnost” (abertura) e a “perestroika” (reestruturação).
Sempre reverenciou muito o ocidente, especialmente por defender valores como a liberdade e a mudança. E essas ideias eram lançadas durante uma época em que muitas pessoas pensavam que a Guerra Fria nunca mais terminaria. Por isso, acabou se tornando uma figura odiada por muitos Russos, especialmente aqueles que acreditava que o país deveria se manter mais distante do ocidente.
Enquanto estava no poder, muitas vezes optou pela paz ao invés do confronto, acelerando o degelo dos laços com o Ocidente graças às suas estreitas relações com líderes como o chanceler alemão Helmut Kohl e o presidente americano Ronald Reagan. Com a falta de apoio de grande parte da população, muitas das suas medidas começaram a ser questionadas e combatidas.
Mesmo tendo que se tornar uma pessoa discreta em seu próprio país, a comunidade internacional sempre referenciou Mikhail Gorbachev, o que fez com que ele recebesse o Prêmio Nobel da Paz em 1990.