Reciclar é transformar os objetos usados e sem utilização em objetos novos, em outro objeto para a utilização. A reciclegem é um processo industrial que transforma o lixo descartado em um produto semelhante ou em outro produto.
Reciclar significa Re (repetir) + Cycle (ciclo), assim podemos entender que é a forma de repetição de um ciclo. Esse ato é sinônimo de economizar energia, poupar recursos naturais, trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora.
Você sabia que a palavra reciclagem foi introduzida no vocabulário internacional no final da década de 80, devido à constatação que fontes de petróleo e matérias primas estão se esgotando? Se nada for feito por parte dos governantes e pela sociedade o mundo se tornará em lugar inabitável.
No Brasil, várias leis foram criadas, mas ainda é pouco o que se faz. É necessário maior investimento, campanhas de conscientização para a coleta de lixo reciclável, planos de gestão e educação ambiental.
A criação da lei nº 12.305 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – estabelece que:
“Art.” 1o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
Art. 2o Aplicam-se aos resíduos sólidos, além do disposto nesta lei, nas Leis nos 11.445, de 5 de janeiro de 2007, 9.974, de 6 de junho de 2000, e 9.966, de 28 de abril de 2000 as normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). ”
O plano de gestão é uma obrigação nacional, sendo assim toda a cidade do país precisa desenvolver o se plano para atender as exigências da lei.
Não basta o governo fazer a sua parte é fundamental que a sociedade se conscientize da importância de reciclar. A sociedade também deve fazer a sua parte. Todos juntos fazemos a diferença!
Resumo:
Quais os benefícios da reciclagem
- A reciclagem contribui sobre vários aspectos:
- Contribui para diminuir a poluição do solo, água e do ar;
- Melhora a qualidade de vida da população gerando empregos para a população não qualificada;
- Gera receita com a comercialização dos produtos recicláveis;
- Melhora a limpeza da cidade, de nossas casas e de terrenos baldios que acumulam lixo e restos orgânicos atraindo ratos e insetos favorecendo o desenvolvimento de micróbios nocivos à saúde;
- O lixo pode ser transformado em fertilizante para o solo;
- Melhora a produção de compostos orgânicos;
- Estimula a concorrência na comercialização de produtos;
- Prolonga a vida dos aterros sanitários que geram grandes gastos para o Governo;
- Estimula a consciência ecológica preservando a natureza.
São muitos os benefícios para toda a sociedade e para o planeta. Reciclar é qualidade de vida e basta apenas boa vontade para começar!