Quem é mais rápido: o som ou a luz?
Por Victor Palandi
Para a maior parte das pessoas, saber o que é mais rápido, o som ou a luz, pode parecer algo de pouca importância, mas a verdade é que essa informação é de suma importância, especialmente para a ciência.
Medir qual dos dois é mais rápido ajudou em muito a humanidade na sua evolução tecnológica apresentada nas últimas décadas, com o surgimento de aviões e veículos cada vez mais rápidos, por isso, vamos entender qual dos dois é mais rápido!
Antes de qualquer coisa, para uma pessoa que deseja entender o que é mais rápido, se é o som ou se é a luz, será fundamental realizar algumas observações importantes de certos fenômenos da natureza.
O mais comum de todos é o relâmpago, que é muito comum antes, durante e após as tempestades, especialmente quando estamos no verão.
Esse fenômeno envolve tanto a luz quanto o som, e por esse motivo, pode ser perfeito para quem deseja entender um pouco sobre qual dos dois é o mais rápido.
Observe um relâmpago e repare que a primeira coisa que torna esse fenômeno visível é a luz emanada por ele, que só depois é acompanhada pelo som da trovoada que se segue.
Isso é um indicador que comprova que a luz pode ser mais rápida do que o som, portanto, vamos ver um pouco mais sobre esse assunto para comprovar de fato se isso é verdade.
Para quem ainda não sabe, a velocidade da luz é de 300.000 km por segundo, o que a torna o fenômeno mais rápido que se tem conhecimento na atualidade, superando em muito a velocidade do som.
A velocidade do som, por sua vez, é de “apenas” 340 metros por segundo, o que dá aproximadamente 1224 km por hora.
Vale ressaltar que mesmo sendo bem mais lenta do que a velocidade da luz, a velocidade do som é ainda bem rápida, e o que prova isso é que há uma série de aviões supersônicos que conseguem romper a barreira do som, e que são considerados muito rápidos justamente por causa disso.
A velocidade da luz é a medida de velocidade usada para medir distâncias no universo, entre galáxias e entre outros corpos celestes, o que acabou por gerar a unidade de medida conhecida como ano-luz.
Já a velocidade do som é o ponto de partida para se criar aviões supersônicos, por exemplo, que são altamente velozes, e que conseguem superar os 340 metros por segundo.