O termo culing vem do verbo “to curl” em inglês. O significado é girar. As pedras devem girar de forma leve no momento do lançamento, quase como se fosse uma parábola em trajetória.
O curling foi desenvolvido entre o período do século XVI na Escócia. Lá, a modalidade estabeleceu suas primeiras regras por volta de 1838. Assim, o mundo passou a conhece-la a partir da imigração escocesa. Atualmente um dos países que mais praticam o curling é o Canadá.
A estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno se deu em 1924, com primeiras aparições em Chamonix. Mas, oficialmente, a presença do curling só foi reconhecida no ano de 2006. Depois de aparecer em três diferentes momentos a título de demonstração, a modalidade retornou aos programas olímpicos a partir de Nagano, no ano de 1998. De lá pra cá, não parou de ser disputada.
Resumo:
Como são formadas as equipes
Mas, pode ser finalizada antes desde que uma das equipes queira desistir ou seja eliminada por critérios matemáticos. A pontuação só é definida no fim do “end”. Uma única equipe pode pontuar em cada etapa, sendo que também é permitido fazer um ponto para cada pedrinha que for encontrada mais perto do centro do alvo ou em pedras adversárias.
O curling também tem variantes, inclusive a disputada nos Jogos Paraolímpicos de Inverno. Em 2006, nos jogos de Turim, já houve participações importantes. Hoje, o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos de Inverno são as duas principais competições. O Brasil tem uma seleção nacional, que esteve em 2009 e 2010 no desafio continental que garantia a vaga no Campeonato Mundial.