Um dos acidentes que marcou a Fórmula 1 para os brasileiros foi o que, fatalmente, levou à morte de Ayrton Senna, no dia 1º de maio de 1994. O acidente aconteceu durante o Grande Prêmio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. Senna é até hoje um grande nome da história de F-1. Atualmente, 17 países participam dos mundiais, percorrendo 17 circuitos.
Resumo:
Mudanças e avanços na modalidade
Diversas mudanças foram sendo feitas nas disputas e na modalidade da Fórmula 1. Os carros, os circuitos, a segurança e regras. Tudo isso para que a segurança acompanhasse o avanço na competição. Itens como áreas de escape, colocação de chicane e guard rails estão sempre sendo observados. A modalidade é administrada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e governada pela Formula One Administration (FOA) em parcerias com algumas outras empresas.
E de onde surgiu o nome Fórmula? Os estudiosos do tema explicam que acabou sendo determinado pelas próprias particularidades da corrida. Nos momentos iniciais, o carro da modalidade apresentava um formato de tubo. No Brasil, tais carros passaram a ser chamados de charutos. Assim foram batizados logo no início das competições. Nosso primeiro espaço a receber provas de pista foi o de Interlagos, em 1972, no estado de São Paulo.
Nessa primeira prova, não houve contagem de pontos para campeonatos mundiais. Foi só em 1973 que o Brasil passou a ser incluído nos calendários oficiais da Fórmula 1. Foi assim que começamos a fazer parte dessa modalidade, que contou com um importante ídolo do nosso solo.