A páscoa é comemorada após o dia 21 de Março, no primeiro domingo após a Lua Cheia. Na realidade a páscoa começa na quarta-feira de cinzas e só termina no Domingo.
É neste período que os fiéis vão atrás da libertação dos pecados, por isso, é considerada uma das maiores festas dos cristãos, pois a páscoa comemora a Passagem de Cristo, das trevas para a luz e da morte para a vida.
A palavra Páscoa tem origem religiosa do latim Pascae, na grécia antiga era pronunciada Paska, mas essa doutrina vem desde o tempo dos hebreus onde onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Estudos afirmam que esta festa era comemorada há muitos séculos, entre os povos europeus, principalmente na região do Mediterrâneo. algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março.
Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A páscoa Judaica e pascoa entre os cristãos
A páscoa para os judeus e cristãos tem significado diferente. Para os judeus a data significa o marco do êxodo (saída) dos judeus do Egito (em 1250 a.C,), lá eles foram aprisionados e tratados como escravos. Além disso, o significado está relacionado com a fuga dos hebreus pelo Mar Vermelho, liderado por Moisés.
Hoje, para celebrar a páscoa, eles comem o matzá (pão sem fermento), para relembrar a história de seus antepassados.
Já para os cristãos, essa data representa a ressurreição de Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera. Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa.
Resumo:
Ovos de chocolate
A prática de presentear as pessoas com ovos de chocolate nasceu na antiguidade, na festa da primavera, os ovos simbolizam o nascimento, a vida que retorna.
Essa tradição vem desde o Egito onde os mesmos distribuiam os ovos no início de cada estação como lembrança da ressurreição, e então no século XVIII, a igreja adotou esse hábito, que hoje é oficialmente o símbolo da páscoa.