E qual a importância desse elemento? Auxiliar na nossa respiração. Você já deve ter ouvido falar que quando há queda nos índices de umidade em algumas regiões, a população começa a sentir as consequências do ar permanecer muito seco. Por conta desse fenômeno, alguns indivíduos passam a ficar com dificuldades respiratórias. Além de causar prejuízos à saúde, a umidade elevada do ar vai acabar exercendo diversas outras influências sobre os aspectos climáticos.
Mas, para compreender esses elementos, também é preciso pensar em um outro conceito climático: o de amplitude térmica. O termo vai designar as diversas variações de temperatura, as diferenças em maior ou menor grau a depender da localidade, do período e do tempo.
Resumo:
Amplitude térmica influencia umidade
Podemos concluir que a umidade do ar vai interferir no clima e modificar a amplitude térmica em relação ao modo inverso. Explicando melhor: quanto mais umidade do ar tivermos, menores serão as amplitudes térmicos. Da mesma maneira, quanto menores forem as umidades, maiores amplitudes serão observadas. Ou ainda: se tivermos mais umidade em um ambiente, teremos menor temperatura ao longo desse período.
Em uma área de deserto, por exemplo, a temperatura vai variar bastante. A influência da areia acaba sendo bem ampla. Já que a umidade nessas áreas é bem mais baixa, não haverá nada que consiga conservar a temperatura. Ela, portanto, vai variar de 50ºC nos momentos do dia e da noite. Em um local mais úmido, como é o caso da Floresta Amazônica, a temperatura vai se manter conservada por mais tempo. Nesse c aso, pode variar até, no máximo 3ºC ou 4ºC ao longo de todo o dia.